Notas e Notas

0

SUPERMERCADO É AUTUADO

O Procon Barra Mansa realizou entre os dias 13 e 16 deste mês a fiscalização mensal dos supermercados. Na inspeção, foram visitados dez estabelecimentos nos bairros Ano Bom e Centro. O objetivo da vistoria foi identificar estabelecimentos que não estavam respeitando as normas de Vigilância Sanitária, principalmente em questão de armazenamento e validade dos produtos comercializados. Segundo o gerente do Procon-BM, Felipe Fonseca, nove supermercados foram aprovados na fiscalização, mas durante a visita a um supermercado no Centro, perto da Câmara de Vereadores, foi constatada a necessidade de uma vistoria em conjunto com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do município.

IRREGULARIDADES 

Para o coordenador da Vigilância Sanitária, Evaldo Ribeiro Soares, as irregularidades encontradas no mercado causavam insalubridade e feria o decreto municipal nº 2162/1990; que dispõe sobre a defesa e a proteção à saúde individual e coletiva no tocante aos alimentos e à engenharia sanitária. “Foram encontradas condições inadequadas de armazenamento e higiene de produtos para descarte e troca. O comércio foi autuado com multa e foi dado um prazo para regularização”, explicou.

MANUTENÇÃO EM RUAS

A Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Serviços públicos, vem realizando intenso trabalho de manutenção e conservação das vias públicas. Em diversos pontos, foram feitos serviços de tapa-buraco, limpeza, asfaltamento, entre outros. Algumas das ruas centrais atendidas foram: Vale das Bênçãos, Laudelina da Silva Neto, Mariano Gonçalves Pereira Jr. e Rua Dr. Salim Alexandre Elias. Existem demandas a serem atendidas e a administração municipal vem trabalhando para supri-las. É grande a dificuldade financeira enfrentada pelo município, mas dentro das condições existentes, trabalha-se para ampliar o atendimento à população.

VISITANDO O PARQUE NATURAL 

Alunos da Creche Padre Adalberto, em Barra Mansa, visitaram na manhã de ontem, o Parque Natural Municipal de Saudade e o Centro de Educação Ambiental do município. A iniciativa permitiu aos pequeninos uma verdadeira lição sobre ecologia, promovendo, por meio de uma linguagem lúdica, questionamentos acerca do desequilíbrio ambiental e a responsabilidade de inserir no cotidiano, práticas ambientalmente corretas. A visitação contou com a presença dos pais, oportunizando a multiplicação das informações. Diretores e outros profissionais da creche também participaram do evento.

PILOTO ELEITORAL 

O canal universitário Projeto Piloto, formado por estudantes de jornalismo do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), traz uma novidade para quem tem dúvidas de qual candidato escolher. O quadro Piloto Eleitoral vai apresentar de forma dinâmica e clara as propostas de cada candidato à Presidente da República, além de informações e curiosidades do papel de cada político, biometria, importância do voto consciente, e muito mais. Acompanhe o grupo nas redes sociais!

Novo recorde

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) está empenhada em conquistar mais um recorde na fabricação da 24ª recarga de Angra 1: produzir todos os elementos combustíveis (ECs) num prazo inferior de 110 dias. A produção foi iniciada no dia 26 de março e o primeiro transporte da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende, para a Eletronuclear, em Angra dos Reis, está previsto para junho. A última recarga foi produzida em 140 dias, o menor prazo desde a mudança do combustível para o 16NGF (New Generation Fuel). O projeto, que tem o objetivo de melhorar a eficiência do elemento combustível, foi implantado na 21ª recarga de Angra 1.

ENTREGA DE LIVROS

Foi organizada na Escola Municipalizada de Getulândia, em Rio Claro, no Pré-Escolar Professora Laudelina Silva Neto, no início do mês, uma entrega de livros, através da ONG 1BOOK4LIFE e seus parceiros. O programa é idealizado por quatro profissionais intimamente ligados às áreas de tecnologia e ensino, que desejam dar uma contribuição efetiva à população estudantil em situação de risco social no Brasil. Segundo a Diretora Cidinha, e equipe educacional foi espectadora do brilho no olhar das crianças ao receberem seus exemplares cuidadosamente embrulhados com papel, amor e esperança, e espera que cada um deles, possa se tornar protagonista de sua própria história como leitor consciente e cidadão, agente transformador da realidade a sua volta.

COMANDANTE DO 37º BPM RECEBE VISITA 

O comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar de Resende, tenente-coronel Rhonaltt Bueno Pereira, recebeu na tarde de quarta-feira, a visita do comandante do Batalhão de Comando e Serviços (BCSV) da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), o tenente-coronel de Infantaria, Rodrigo Otávio Fagundes. Durante a visita de cortesia, o comandante Bueno mostrou toda a estrutura e a dinâmica do Batalhão ao tenente coronel Rodrigo, que em contrapartida ofereceu o espaço da Academia Militar para ser utilizado para treinamentos da corporação. “A visita foi muito boa. Mostramos ao comandante Rodrigo como funciona nosso Batalhão. Ele nos informou que a Aman nos ofereceu uma parceria para destinar espaço, como por exemplo, auditório e o estande de tiros, para a capacitação de nosso efetivo. Ficamos muito agradecidos, afinal toda a parceria é muito bem vinda”, disse o comandante Bueno.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em Porto Real pelas Secretarias de Saúde e de Educação, Cultura e Turismo, deu início às atividades educativas referentes ao ciclo 2018 nas escolas municipais e estaduais. Um total de 3.631 alunos municipais e 519 estaduais é atendido pelo programa. Na semana passada, o PSE, através da equipe de Estratégia de Saúde da Família e da Vigilância Sanitária realizou na Escola Municipal Cruz e Souza e na Creche Professora Cacilda Verri Marassi, algumas atividades com base nas 12 ações preconizadas pelo programa. Na Escola Municipal Cruz e Souza mais de 450 alunos, das turmas do 1º ao 3º ano foram beneficiados com a iniciativa.

ATIVIDADES 

Os profissionais da Unidade de Saúde da Família do bairro Jardim das Acácias realizaram: avaliação nutricional; otoscopia (exame auditivo); aferição de pressão arterial; ações de saúde bucal; identificação de possíveis sinais de hanseníase e avaliação do cartão de vacinas. Já a Vigilância Sanitária realizou ações de controle ao Aedes aegypti, através da entrega de informativos e orientações diversas sobre o trabalho realizado, bem como sobre a prevenção de acidentes com animais peçonhentos.

OBRAS DA CCR NOVADUTRA

A CCR NovaDutra prossegue com as obras de modernização da ponte sobre o rio Portinho, localizada no km 309,7 da pista sentido Rio de Janeiro da via Dutra, limite entre Itatiaia e Resende, no Sul Fluminense. Em uma nova etapa dos serviços, a faixa da direita ficará interditada e o trânsito fluirá em bifurcação, pela faixa da esquerda e pelo acostamento, que será utilizado provisoriamente como faixa de rolamento. A alteração na configuração do tráfego acontece nesta quinta (19), a partir das 8 horas, e pode ser adiada em caso de chuva. A previsão é que a faixa da direita permaneça interditada durante 35 dias.

 

UM FATO NA FOTO

Ronda Escolar em ação

A Ronda Escolar da Guarda Municipal de Barra Mansa recuperou na manhã terça-feira, uma motocicleta furtada. Agentes estavam próximos ao Colégio Estadual Baldomero Barbará, no bairro Barbará, para verificar denúncia de tráfico de drogas nos arredores, quando avistaram dois suspeitos em uma motocicleta que tentaram fugir ao perceberem a presença deles. Ao consultar o chassi da moto, foi constatado sendo produto de roubo no mesmo dia, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. Um adolescente se apresentou mais tarde e foi preso. O menor foi entregue ao responsável legal após ser ouvido e poderá responder por fato análogo a receptação de objeto furtado.