Notas & Notas – 9 de setembro de 2019

0

Direção da Escola Municipal Walmir de Freitas divulga nota negando boatos

Na tarde de sexta-feira, 6, direção, pais de alunos da Escola Municipal Walmir de Freitas, no bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, foram surpreendidos com informações de violência pelas redes sociais. Para tranquilizar a todos, as crianças foram mantidas na unidade escolar enquanto os pais e outros responsáveis foram comunicados para buscar os filhos antes do horário de saída. É que, conforme os boatos, o local teria sido alvo de tiroteio e que alunos e professores teriam se ferido. O que não ocorreu. Para maiores esclarecimentos, a direção da escola irá se reunir, na próxima semana, com a Comunidade Escolar. Na ocasião, o caso será discuto, avaliado e estratégias serão traçadas sobre a segurança e bem estar dos alunos e alunas.Em comunicado aos pais e responsáveis pelos alunos, a direção da unidade escolar negou os boatos sobre tiroteio. Explicou no comunicado que, durante a tarde de sexta-feira, um caso de violência ocorreu nas imediações da Unidade Escolar e não dentro da unidade.

DIRETOR TRANQUILIZA OS PAIS 

No comunicado, o diretor geral da escola, Felipe Nóbrega, tranquiliza as famílias que nenhum aluno, aluna, professor ou professora foi ferido ou ocorreu qualquer tipo de violência dentro da unidade. “A Escola, em virtude de muitas ligações e demandas dos familiares para pegar os estudantes, suspendeu as aulas e realizou a liberação dos alunos que o responsável viesse pegar na escola. Salientamos que todos os responsáveis presentes em nosso grupo de Whatsapp foram comunicados e os demais realizamos contato telefônico e o último estudante foi entregue às 17h11min”, consta no comunicado.

O diretor segue ainda no comunicado alegando que muitas notícias mentirosas foram divulgadas nas redes sociais, grupos e afins, inventando que teve tiros na escola, aluno baleado e professor ferido. “Vale a repetição. Isso é mentira! “Concluiu a nota”.

Atendimento às mulheres em situação de violência 

Reconhecido como um modelo de atendimentos às pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Barra Mansa está ampliando o acolhimento às mulheres que sofrem violação dos seus direitos. A Sala de Atendimento Especializado à Mulher é um espaço com equipe multidisciplinar, formada por Psicólogo, Advogado, Assistente Social e Técnico de Referência a Mulher, que realizam os serviços de acompanhamento dos casos, encaminhamentos para os setores especializados e orientação jurídica. Funcionando há três meses, atualmente a sala de atendimento acompanha 47 casos que estão em aberto, porém diariamente o espaço recebe novas mulheres que buscam suporte e orientação.

Entrega de certificados de dispensa

A 148ª Junta de Serviço Militar, ligada a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizará no dia 9 deste mês, segunda feira, a entrega dos certificados de dispensa militar em Cerimônia de Compromisso à Bandeira. O evento será no Terminal Rodoviário Dr. Jorge Jayme, na Rua Wanderbilt Duarte de Barros, nº 80, Centro, onde funciona a Secretaria de Ordem Pública e a Junta, às 9 horas.

PARTICIPANTES 

Participarão da cerimônia cerca de 50 jovens, nesta, que é a segunda etapa de dispensa realizada pela Junta para os nascidos em 2001 que fizeram o alistamento militar. Estão previstas até o fim de março do próximo ano mais três etapas, quando a dispensa acontece por excesso de contingente. O secretário da Junta Militar, Mauro Ornellas, alerta que é importante destacar que esses jovens podem ser convocados, caso haja necessidade do exército.

Documento necessário 

O certificado de dispensa de incorporação é um documento necessário em várias etapas da vida dos jovens, pois sem esse certificado o cidadão não pode participar de concursos públicos, provas de vestibular e nem requerer passaporte. A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar.

1º FESTIVAL DE ARRANCADA E MANOBRAS

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), em parceria com a Associação Arena 22, irá promover o 1º Festival de Arrancadas e Manobras. Será no próximo dia 15, na Avenida Getúlio Vargas e vai contar também com exposição de carros antigos e exóticos, clubes automotivos, brinquedos para as crianças e food trucks.

DESENVOLVIMENTO CULTURAL E ESPORTIVO

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães falou que o festival de arrancada promove um amplo desenvolvimento cultural e esportivo. Informou que este é um evento público e que visa reunir apaixonados por carros e manobras automotivas. Lembrou que a Smdet está sempre desenvolvendo em parceria com diversos órgãos momentos de alegria, seja para atletas ou para a comunidade.

Roda de Conversa sobre diabetes orienta pacientes

O Projeto Diabéticos em Ação realizado pela secretaria municipal de Saúde de Volta Redonda, prevê a realização de encontros com diabéticos do município a cada quinze dias. O objetivo é de ajudar esses pacientes a superarem as dificuldades que eles apresentam diante as mudanças do seu cotidiano referente à sua patologia como reeducação alimentar e uso dos seus insumos e responsabilidades diárias. A equipe, composta por uma farmacêutica, uma assistente social e uma assistente administrativa, atende a cada encontro cerca de 20 pacientes.

Festa da Família celebra novos modelos familiares em Barra Mansa

Nos últimos anos o conceito de família se modificou e ampliou. O significado dessa palavra vai muito além da formação composta por um pai, uma mãe e um filho. Atualmente ela possui diversas configurações, como mães que criam os filhos sozinhas, avôs ou tias que educam e dão amor aos pequenos. Pensando nisso, a equipe educacional da Escola Municipal Eny Theodoro Nader, realizou na última sexta-feira (06), a Festa da Família. O evento contou com a presença de pessoas que representassem esse laço importante para os alunos.

O evento aconteceu de manhã e de tarde e envolveu as famílias de 66 estudantes do pré I, pré II e primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Durante o evento, alunos e familiares participaram de apresentações, atividades e oficinas, como técnicas de pintura, recorte e colagem, reciclados, música e informática, esta última feita especialmente para as famílias.

Setembro Amarelo no UniFOA

O curso de Enfermagem do UniFOA, em parceria com a Divisão de Marketing, dará continuidade à campanha #SetembroAmarelo do UniFOA, nessa segunda-feira, 9, nos campi Olezio Galotti, João Pessoa Fagundes e Porfirio José de Almeida.

Sob orientação da professora Márcia Canavez, responsável pela disciplina de Saúde Mental, os alunos do quarto ano vão distribuir fitinhas amarelas e folhetos sobre prevenção ao suicídio. “Sempre trabalhamos com os alunos exemplos atuais de pessoas comuns que passam por depressão, porque o enfermeiro não tem contato apenas com o paciente que tem transtorno mental grave, mas também com uma mãe que levou o filho para vacinar, um homem internado no hospital ou uma paciente de um exame de rotina que podem apresentar um quadro de depressão”, exemplificou a professora.

 ‘Viver é a melhor opção’

As ações tiverem início no dia 31 de agosto, quando a instituição recebeu o jornalista André Trigueiro para a palestra ‘Viver é a melhor opção’, no auditório William Monachesi. “O suicídio é prevenível na maioria dos casos, quando há associação com patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis. Nesse processo, a informação e o diálogo cumprem uma função estratégica. Todos precisamos ter a chance de desabafar com alguém, falar abertamente sobre o que nos incomoda ou atormenta. O ideal é que seja alguém que nos escute sem julgamentos, condenações ou receitas prontas para resolver os nossos problemas”, pontuou o jornalista.

CAMINHÕES DA SAÚDE EM DOIS DISTRITOS

Os caminhões do programa “IntegrAção em Saúde”, da Nova Saúde, da prefeitura de Barra do Piraí  levarão atendimentos médicos em clínica geral, pediatria, ginecologia para São José do Turvo e atendimentos odontológicos para Ipiabas a partir desta segunda-feira, 09, até o dia 20 de setembro, de 8 às 16 horas. Para ser atendido, basta levar um documento de identificação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vem aí o segundo FxTec de Piraí

O Fórum de Tecnologia Pública acontece nos dias 12 e 13 de setembro na sede da Agremiação Esportiva Piraiense. O evento é realizado pela prefeitura de Piraí, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e coloca em debate a modernização e democratização da tecnologia a serviço da gestão pública. A edição deste ano pretende envolver os participantes em ciclos de debates, palestras, apresentações de casos de sucesso e stands em prol da construção das chamadas Smart Cities ou Cidades Inteligentes. Este é um evento voltado a agentes públicos, empresários, comerciantes, prestadores de serviços, estudantes e líderes de setores produtivos da região Médio Paraíba.

Reunião entre as CDLs discute o cenário

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro (FCDL) promoveu nesse fim de semana, em Penedo (Itatiaia-RJ), uma  reunião itinerante com presidentes e representantes de CDLs do estado, entre elas a de Barra Mansa, com presença do presidente Xisto Vieira Neto. Para os próximos anos, segundo o estudo do SEBRAE, as expectativas macroeconômicas são de modesta recuperação e expansão no setor de Serviços, principalmente nas áreas da saúde e educação, e serviços prestados às empresas.

Deputado em Volta Redonda

O deputado federal, Delegado Antonio Furtado, passou o Dia da Independência do Brasil no município. Ele assistiu ao Desfile Cívico de 7 de Setembro, juntamente com outras autoridades e convidados do palanque que foi montado em frente à Praça Sávio Gama, na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado. Furtado aproveitou o momento para conversar com as pessoas que passaram pela avenida para assistir ao desfile. Ele destacou a importância da participação das pessoas nas manifestações culturais e de patriotismo e lembrou que o Brasil vive uma retomada do crescimento.

Neste ano

O primeiro distrito policial no modelo que deve unir as polícias Civil e Militar deve começar a ser licitado ainda este ano, segundo o governador Wilson Witzel. A primeira unidade será instalada na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Ele afirmou que cada unidade ficará em um prédio de 12 andares ao custo de R$ 25 milhões. A ideia é que o espaço tenha internet, refeitório, estande de tiro e área de instrução, além de local para exames de corpo de delito e espaço especial para o atendimento de mulheres vítimas de violência.

Pérolas Negra perde

O Maricá está de novo em uma semifinal de turno da Série B2 do Campeonato Carioca. O time confirmou a vaga na tarde deste domingo (8), com uma vitória sobre o Pérolas Negras por 1 a 0. O gol do confronto foi marcado pelo zagueiro Felipe Virgulino, contra. O Pérolas aguarda o desenrolar do segundo turno da competição. A equipe está garantida no jogo do acesso pela conquista do título do primeiro turno. Por isso, terá a vantagem do empate neste jogos que definem quem sobe à Segundona.

Um fato na foto

Nova creche municipal de Visconde de Mauá recebe mobília

A construção da Nova Creche Municipal do distrito de Visconde de Mauá, em Resende, está com a estrutura finalizada e ganhou, recentemente, a nova mobília que será distribuída na estrutura unidade. Além dos móveis, a unidade também ganhou brinquedos e elementos importantes para o desenvolvimento das crianças. A inauguração da creche acontecerá nesta semana.

São disponibilizadas 60 vagas. A unidade conta com um diferencial:: horário especial nos finais de semana e em épocas de alta temporada, para aquelas crianças com mães que estão inseridas no mercado de trabalho no setor de turismo regional. Ao todo, 40 vagas serão disponibilizadas na unidade. A creche tem como objetivo atender crianças de quatro meses de idade a três anos e 11 meses, distribuídas em: Berçário, Creche I, Creche II e Creche III.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !