Nona edição do Festival de Teatro do Estudarte acontece nesta semana

0

VOLTA REDONDA

Após um hiato que durou quase três anos entre seus festivais, o Grupo Cênico Estudarte prepara a nona edição de seu festival de teatro, que acontece nesta quinta e sexta-feira, às 19h30min, no Centro Cultural da Fundação CSN, Volta Redonda, com entrada franca.

Segundo o diretor geral do Estudarte, Rodrigo Hallvys, muita coisa mudou na agenda do grupo e os experimentos passaram a ter um leque maior. “São quase dezessete anos de existência e, o grupo que no início era formado apenas por adolescentes hoje é composto praticamente por adultos. As maturidades vão se sedimentando, a consciência cênica passa a ser mais exigida, a proposta de qualidade vai se tornando mais firme e os caminhos se abrem”,

O Estudarte este presente no calendário cultural da região em diversos momentos. Participou das cinco edições do festival de artes integradas ‘ReVolta com poesia’, apresentado por Regina Vilarinhos e em parceria com o Gacemsss; produziu duas noites do festival de leitura dramatizada ‘Quase lá!’também com o Gacemss em julho, produziu três edições do ‘Pequenas leituras’ em parceria com o Premium Café Brasil e, com o infantil ‘Ana Abóbora e Zé Berinjela – Um mundo além das cores’ esteve presente no projeto ‘Sesc Mais Social’ (no Shopping Park Sul) e ‘Dia Zen’(em parceria com o Ateliê Orgone) de forma avulsa.

“Nunca havíamos nos envolvido em tantos projetos em um mesmo ano. E isso foi altamente saudável para o grupo. As parcerias que a RHSA tem feito com instituições tem nos rendido oportunidades de acrescentarmos trabalhos e levarmos nosso objetivo de estimular reflexões em diversos assuntos”, comemora Hallvys.

Agora, com as atenções voltadas ao festival, o grupo se subdivide em elencos direcionados a cada espetáculo. O evento contará com quatro textos apresentados por dia e, dentre eles, três inéditos. Na quinta-feira a novata Duda Pereira fará a abertura com ‘Janelas de mim’, novo texto que foca a depressão vivida por adolescentes em meio à velocidade de informações diárias e o abandono familiar. Em seguida o tenso texto ‘Entre o amor e o medo’ volta à cena trazendo Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli para situações de violência doméstica e urbana. O espetáculo foi apresentado em duas edições do ‘ReVolta com poesia’ e é considerado o texto mais forte e dramático do Estudarte, deixando o público sempre emocionado.

O terceiro texto apresentado será ‘Versos Ferinos – a peça’. Inspirado no perfil ‘Versos ferinos’ da rede social instagram, o espetáculo foi escrito por Rodrigo Hallvys para ser interpretado pelo próprio autor do perfil, o ator Albinno Oliveira Grecco. Após os três textos dramáticos, que são inéditos, vem a vez da comédia ‘Dez coisas que os homens odeiam nas mulheres’. O espetáculo, criado e apresentado pela primeira vez há dez anos, também já foi destaque em um festival de teatro da RHSA no Rio de Janeiro, em 2014. Agora, com elenco formado por Demétrio Santos, Lucas Goulart e Thiago Giaccomeli, o texto recebe novo ritmo de construção para aumentar ainda mais as gargalhadas do público, encerrando o primeiro dia do evento.

Já na sexta-feira, Duda Simões, atriz preparada por Hallvys que participou de quatro festivais produzidos por ele no Rio, traz a comédia ‘Crise’ para Volta Redonda como espetáculo convidado para abrir a agenda da noite criticando a pressão criada pela expectativa social em cima das mulheres. Em seguida, a comédia ‘O beijo no umbigo’ volta à cena com o Estudarte após onze anos. Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Thayanne Xavier interpretam o texto, que foi criado e apresentado em 2003 pela primeira vez, também esteve presente em um festival de teatro no Rio de Janeiro em 2014 e traz uma reflexão sobre a diferença entre religiosidade e hipocrisia, alertando que cada pessoa precisa aplicar sua religiosidade a si mesmo e não utiliza-la para ficar julgando os outros. O terceiro texto da noite é ‘Árvore Genealógica’, uma livre adaptação que Hallvys escreveu e apresentou em 2003 e também já fez parte de festival do Estudarte em 2007. Agora interpretado por Maycon Lendel e Ramon Amorim, a comédia recebe algumas alterações no ritmo de construção. Para encerrar com chave de ouro, a famosa comédia ‘Mulheres Desesperadas’ volta à cena mais uma vez, com elenco parcialmente renovado e em uma versão estendida interpretada por Dieni Flausino, Filipe Xagas, Maíra Pimentel e Melissa Santana.

PROGRAMAÇÃO

Dia -12-Quinta-feira

Janelas De Mim – com Duda Pereira.

Entre O Amor E O Medo – com Demétrio Santos, Filipe Xagas, Ludmila Sousa, Ramon Amorim e Thiago Giaccomeli.

Versos Ferinos – A Peça – com Albinno Oliveira Grecco.

Dez Coisas Que Os Homens Odeiam Nas Mulheres – com Demétrio Santos, Lucas Goulart e Thiago Giaccomeli.

Dia 13- Sexta-feira

Crise – com Duda Simões.

O Beijo No Umbigo – com Lucas Goulart, Ludmila Sousa e Thayanne Xavier.
Árvore Genealógica – com Maycon Lendel e Ramon Amorim.
Mulheres Desesperadas – com Dieni Flausino, Filipe Xagas, Maíra Pimentel e Melissa Santana

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !