‘Noites de autógrafos’, em Volta Redonda,realiza o lançamento do livro de Marcorelio Fortini de Andrade nesta sexta-feira, em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Uma obra composta por estrofes, rimas e sonetos, bem como micropoemas. Assim é a constituição de ‘Miragens no horizonte’, livro de Marcorelio Fortini de Andrade, publicado pela PoeArt no ano passado e convidado como atração da próxima edição do ‘Noites de autógrafos’, que acontecerá na sexta, dia 24 de setembro, às 19 horas, no Premium Café, espaço anexo ao Teatro Gacemss 1, em Volta Redonda. Com entrada franca, será exigido do público apenas o uso de máscaras para ingressar no evento.

Conhecido na área de Educação como professor de Filosofia, Marcorelio traz em sua obra diversas perspectivas da vida, emoções e pensamentos sobre a vida, tudo transformado de forma criativa em diversos formatos de textos literários, alcançando o público de diversas formas.

– Sempre gostei de transformar questões da filosofia em textos poéticos. Buscar uma forma criativa, metafórica e cadenciada de expressar. O filosofar e o poetizar têm suas diferenças técnicas, mas tem objetivos afetivos e reflexivos que se convergem. Ambos desejam a sabedoria, a busca de sentido para a existência, a experiência dos sentimentos, a compreensão do mundo, a criação humana, a tessitura de artes, a contemplação da beleza de viver, ser e pensar etc. – comenta.

Segundo o autor, a obra não possui uma proposta central, caracterizando de forma diferente. “É uma antologia poética sobre diversas perspectivas, emoções e pensamentos sobre a vida, a natureza, as relações humanas, o amor e questões da existência.” – completa.

Nascido em Muriaé, Minas Gerais, é professor formado em Filosofia pelo Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte, e vive em Volta Redonda há alguns anos e também é autor da obra ‘Caleidoscópio de Poesia’. Ele explica que quando cursava a faculdade já possuía o hábito de escrever. “Desde quando era estudante na faculdade de Filosofia, já tinha o hábito de escrever poesia e já tinha muitos poemas escritos e tal. Sempre gostei de transformar questões da filosofia em textos poéticos. Buscar uma forma criativa, metafórica e cadenciada de expressar.” – finaliza.

Atualmente mestrando também em Filosofia, ele transparece o amor pela escrita e a leitura. Algo que naturalmente estimula o leitor a buscar caminhos reflexivos enquanto percorre as páginas que recheiam o livro de conteúdos de assuntos diversos, mostrando diretamente situações que o inspiram.

-A exuberância da existência, a paixão pela natureza, o desejo pelo conhecimento, a curiosidade e reflexão acerca da condição humana diversa e complexa, o dom de sonhar, cantar os afetos, viajar pelo mundo infinito do coração,  a utopia do que não existe, o projeto de criar alguma coisa, de fazer arte a partir da poesia e compartilhar intuições, sentimentos e ideias. – finaliza, como um bom escritor.

SOBRE O EVENTO
Lançado em 2019, o projeto ‘Noites de autógrafos’ é uma parceria do Premium Café com a RH Soluções Artísticas e vem se destacando pela proposta de criar momentos de interação entre escritores e leitores, focando em livros de autores da região Sul Fluminense. O evento estava em sua segunda temporada quando precisou ser abreviado pela pandemia do novo coronavírus e retornou em agosto deste ano com protocolos de proteção, trazendo figuras conhecidas como Guto Mello, Mônica Melanie e Marcelo Brandão.

– São noites que acabam sempre nos surpreendendo porque o público participa de roda de bate-papo, ou declamação de algum poema e explicações do autor sobre alguns temas abordados, onde dúvidas são esclarecidas e o assunto flui de uma forma que acaba nos encantando sempre – comenta Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, completando a satisfação de ter os autores presentes nos eventos. ‘É um privilégio termos cada autor e sua obra envolvidos em nossa proposta. O fim de cada data saímos com a sensação de termos alcançado novos temas para refletirmos. Um aprendizado mútuo com o público. Cada autor participa de uma forma muito própria com sua obra”.

 

SERVIÇO

‘Noites de autógrafos’ – 3ª temporada – 4ª edição. Livro: Miragens no Horizonte. Autor: Marcorelio Fortini de Andrade. Número de páginas: 100. Editora: PoeArt. Ano: 2020. Classificação: Livre.

 

error: Conteúdo protegido !