Noel de Carvalho se compromete em destinar emenda para Uerj de Resende

0

 RESENDE

A situação do campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em Resende, foi vista de perto na última semana pelo deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB). A convite dos diretores e professores da Faculdade de Tecnologia, recebeu do diretor da instituição, Dener Martins dos Santos, um ofício com 17 itens que dificultam o funcionamento da instituição. O deputado informou que destinará recurso de emenda parlamentar no orçamento estadual para a Uerj, além de se reunir com representantes do Governo do Estado para buscar uma solução.

A intenção é que uma reunião com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Doutor Serginho, seja marcada. Mas Noel de Carvalho citou que pretende convidar o governador Cláudio Castro para conhecer as instalações de Resende.  “Os relatos que ouvi são preocupantes. Os professores tiram dinheiro do próprio bolso para montar laboratórios e atender os projetos dos alunos, o que demonstra o empenho e dedicação destes profissionais. A instalação é preciosa não apenas para Resende, mas para toda a região”, disse o deputado.

O prédio, segundo os profissionais da Uerj, está com problemas no telhado. Há ainda a necessidade de construção de novas salas de aula, criação de laboratórios, modernização e adequação à legislação de acessibilidade, compra de carteiras, criação de restaurante universitário, aquisição de materiais elétricos para adequar à carga elétrica dos prédios, entre outras importantes necessidades.

“Fico emocionado todas às vezes que venho aqui porque lembro desse espaço quando era apenas mato. Participei da luta para a Kodak doar esse prédio para a Uerj, o que aconteceu no início da década de 90. Um sonho realizado, mas que precisa de constante manutenção. Vou lutar para garantir o pleno funcionamento desta importante instituição de Educação”, disse o deputado.

Na Uerj de Resende além do curso de Engenharia da Produção, são oferecidos os de Engenharia Mecânica e Química. Devido a pandemia de Covid-19, as aulas acontecem remotamente, mas a previsão é que em 2022 retornem gradativamente de forma presencial.  Nesse período sem a presença dos alunos nas dependências do campus, a direção iniciou uma série de obras de melhorias do prédio, mas estão com dificuldades para realizar todo o plano de obra por falta de recursos.

Deixe um Comentário