Nível do Rio Paraíba sobe e deixa municípios em alerta

0

RESENDE

A Defesa Civil do município informou na tarde desta quarta-feira, dia 12, que já enviou um alerta a Regional da Defesa Civil (Redec Sul) sobre o aumento da vazão do Rio Paraíba do Sul. A preocupação é de que devido ao aumento da vazão defluente, água que sai da represa da Usina Hidrelétrica do Funil, mas conhecida como represa de Funil, existe a possibilidade de alagamentos em alguns pontos da cidade e dos municípios localizados abaixo de Resende, como por exemplo, Barra Mansa, Volta Redonda, Valença, entre outros.

De acordo com a Defesa Civil, os controladores de Furnas informaram, no final da manhã de quarta-feira, que vai aumentar gradativamente a vazão para o Rio Paraíba do Sul. Com a medida, a vazão passará de 373 m³ por segundo para até 436 m³. Atualmente a represa está operando com 70,3% da capacidade total. “Este aumento de vazão defluente para o Rio Paraíba do Sul será feito gradativamente no período de 24 horas. Ele tem que ser feito uma vez que têm ocorrido chuvas fortes em diversos municípios paulistas e a represa operar com uma margem de segurança de sua capacidade total”, informaram agentes da Defesa Civil, acrescentando que o alerta é dado para que a Reduc Sul avise a Defesa Civil de outros municípios abaixo de Resende sobre a possibilidade de alagamentos em alguns pontos. “Com este aumento da vazão defluente alguns pontos podem ser alagados, como por exemplo, debaixo da Ponte Miguel Couto Filho, no Centro da cidade. Já outras cidades que são mais baixas alguns pontos podem ser alagados, como por exemplo, os municípios de Barra Mansa, Volta Redonda, Valença, entre outros”, disse.

Parte do deck localizado nas proximidades da Ponte Velha, no Centro da cidade, ficou alagado-Cyntia Freitas

Até o fechamento desta edição, o nível do Rio Paraíba do Sul, em Resende, era de 3,20m acima do normal. “Se for liberado 436m³ por segundo, o nível do Rio Paraíba poderá atingir até 4 m acima do normal”, disseram os agentes que estão monitorando constantemente a régua que marca o nível do Rio Paraíba do Sul instalada no município.

PREFEITURA ALERTA POPULAÇÃO DE RESENDE

A Prefeitura de Resende divulgou na tarde de quarta-feira, dia 12, um comunicado a população informando sobre o risco de alagamento de pontos na Avenida Rita Ferreira da Rocha, debaixo da Ponte Miguel Couto Filho, no Centro da Cidade.

No comunicado, a prefeitura alerta, por meio da Defesa Civil do município, para o risco de pontos de transbordo debaixo da Ponte Miguel Couto Filho, que liga a Avenida Presidente Vargas à Rua Saturnino Braga. “O motivo é que a represa de Funil precisará abrir o vertedouro esquerdo (que é um sistema de “alívio”) para a liberação do volume de água que está vindo do estado de São Paulo. É importante ressaltar que a liberação será gradativa durante o decorrer do dia e que não afetará os afluentes que estão com o nível normal. Qualquer dúvida ou em caso de necessidade, entrar em contado com a Defesa Civil pelo telefone 199”, informa o comunicado.