Nissan suspende produção em Resende devido a surto de gastroenterite

Funcionários apresentam sintomas vômito, cólica e diarreia, após possível contaminação da água

Por Cyntia Freitas
37.cf.res.economia.colaboradores de fábrica automotiva.divulgaÇÃo

RESENDE

A Nissan, multinacional japonesa instalada no Polo Industrial de Resende, interrompeu temporariamente a produção nesta quinta-feira, dia 5. A decisão veio após vários funcionários apresentarem sintomas de gastroenterite e serem atendidos no hospital da empresa durante a madrugada. O turno da madrugada foi parcialmente paralisado. Em consequencia, os colaboradores só retornaram aos postos de trabalho, na próxima segunda-feira, dia 9.

Em comunicado interno, a Nissan informou estar investigando uma possível contaminação na água fornecida à fábrica. Vários funcionários relataram sintomas como cólica, vômito e diarreia. “O hospital da empresa ficou lotado. Muitos trabalhadores passaram mal com vômito, cólicas e diarreia. Em certo momento, a linha de produção ficou parada. Ainda não sabemos o que ocorreu”, relatou um colaborador.

Para garantir a segurança dos funcionários, a Nissan adotou medidas emergenciais. Bebedouros e máquinas de café foram bloqueados, e o uso da água das pias dos banheiros foi suspenso, recomendando-se o uso de álcool em gel para higiene das mãos. A empresa adquiriu 5 mil litros de água potável para distribuir aos funcionários e abastecer o restaurante da fábrica. Funcionários indiretos foram orientados a retornar para suas casas nesta quinta-feira.

A produção continuou até o final do dia, quando um novo comunicado anunciou a suspensão temporária das operações até segunda-feira. “As operações do nosso Complexo Industrial serão interrompidas temporariamente para priorizar o cuidado e o bem-estar dos nossos colaboradores. Retornaremos à planta na segunda-feira, 9 de dezembro, com todas as medidas de segurança e limpeza adotadas”, destacou a Nissan.

Em nota enviada ao jornal A Voz da Cidade, a Nissan confirmou a suspeita de contaminação da água fornecida à fábrica e informou que enviou amostras para análise laboratorial. “Já mandamos uma amostra para análise laboratorial e estamos tomando todas as providências necessárias para o bem-estar dos nossos funcionários”, informou a Assessoria de Comunicação da Nissan.

Águas do Brasil não encontra contaminação na água fornecida à Nissan

A concessionária de abastecimento de água, Águas do Brasil, informou oficialmente que não encontrou nenhuma alteração na água fornecida à fábrica automotiva da Nissan em Resende. “A Águas do Brasil, responsável pelo sistema de abastecimento de água da Nissan, esclarece que não identificou nenhuma alteração durante os processos de produção de água que justifique a suspeita de contaminação”, afirmou a empresa em nota.

Águas do Brasil também declarou que está acompanhando as investigações junto à montadora para garantir a segurança do fornecimento de água.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos