RESENDE
Nissan atingiu um marco histórico no Sul Fluminense: o Complexo Industrial de Resende alcançou a marca de 100 mil carros fabricados para exportação. A unidade, que completou 11 anos em abril, confirma sua importância na cadeia produtiva automotiva da América Latina.
O veículo que simbolizou o feito foi um Kicks Play Sense branco, com câmbio manual, destinado à Argentina, país que responde por mais da metade das exportações da fábrica desde o início do programa. Além da Argentina, a Nissan envia veículos produzidos em Resende para Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica, Panamá e Bolívia.

Complexo Industrial da Nissan gera mais de 3.200 empregos diretos e indiretos – Arquivo VC
O primeiro modelo da Nissan fabricado no Brasil para o mercado externo foi o March, tendo como destino inicial a Bolívia e, em seguida, o Paraguai. Atualmente, o complexo exporta as versões Kicks Play e novo Kicks, e se prepara para ampliar sua atuação global.
Segundo a empresa, o investimento de R$ 2,8 bilhões permitirá à unidade fluminense produzir um novo SUV destinado a mais de 20 países, consolidando Resende como um hub de exportação da montadora japonesa na região.
Complexo industrial
Inaugurado em 15 de abril de 2014, o complexo possui fábricas de veículos e motores, com ciclo completo de produção — da estamparia à pista de testes. Atualmente, conta com cerca de 2.600 funcionários diretos, número que ultrapassa 3.200 trabalhadores incluindo fornecedores e prestadores de serviços, operando em dois turnos de produção.
Para a Nissan, o marco reforça o papel estratégico de Resende na indústria automotiva nacional e na geração de empregos e tecnologia no interior do estado do Rio de Janeiro.