RESENDE
A Nissan, montadora japonesa, instalada no Polo Industrial de Resende, deu início à segunda etapa do “Projeto de Formação Profissional para Manutenção de Veículos Eletrificados”, iniciativa que prevê investimento de R$ 3,3 milhões até 2030 e oferece, de forma totalmente gratuita, capacitação técnica em uma área inédita no país. O programa é realizado em parceria com o Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio do Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai- Resende) e beneficia jovens e adultos do Sul Fluminense.
A primeira fase formou 35 agentes públicos para atuação em situações de emergência envolvendo veículos eletrificados, que exigem protocolos específicos diferentes dos adotados em modelos a combustão. Agora, o projeto avança com as primeiras turmas de Quatis e Resende- municípios que fazem parte do entorno do Complexo Industrial da Nissan.

Laboratório do Senai-Resende usa dois Nissan LEAF em aulas práticas e teóricas – Divulgação
Segundo a gerente de Sustentabilidade da Nissan do Brasil, Ana Genaro, a iniciativa segue em expansão. “Em fevereiro de 2026, será aberta a terceira turma, desta vez para alunos do município de Barra Mansa. O objetivo é formar 300 jovens e adultos das três cidades do Sul Fluminense, além de 150 agentes públicos”, afirmou a gerente.
Guiados pelo plano global Ambition 2030, a Nissan busca contribuir para um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo, com forte compromisso em promover o desenvolvimento local das comunidades onde está inserida. Ao ser pioneira no país em investir neste tipo de formação profissionalizante de forma gratuita, a fabricante japonesa busca aumentar a empregabilidade, a inclusão social dos jovens e adultos da região Sul Fluminense, e contribuir para a sustentabilidade e desenvolvimento econômico das comunidades.
Por meio das iniciativas do “Projeto de Manutenção de Veículos Eletrificados” a Nissan reforça também seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através da oferta de um projeto que reforça o ODS relacionado à Educação de Qualidade (ODS4) e à promoção do Trabalho Descente e Crescimento Econômico (ODS8).
Curso
Com carga horária de 360 horas, o curso é ministrado por instrutores do Senai Resende treinados diretamente pela equipe da Nissan. Os professores passaram pelo Centro de Treinamento de Jundiaí (SP), onde a montadora qualifica profissionais da rede de concessionárias.
Um dos diferenciais da primeira fase foi a construção de um laboratório exclusivo na unidade Senai, localizado no bairro Jardim Jalisco, em Resende, equipado com duas unidades do Nissan LEAF, veículo 100% elétrico utilizado nas aulas teóricas e práticas. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).