VOLTA REDONDA
Conforme determina a Constituição Federal Brasileira, prefeito, vice-prefeito e vereadores são empossados no primeiro dia do ano subseqüente ao pleito municipal. Em Volta Redonda, tomaram posse, na manhã desta quarta-feira, dia 1º de janeiro, o prefeito Antonio Francisco Neto (PP) e seu vice, Sebastião Faria, do mesmo partido, além dos 21 vereadores também eleitos em outubro.
A cerimônia foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, no bairro Aterrado, com a presença de autoridades locais, além de amigos e familiares dos empossados. Para serem empossados, todos os eleitos foram diplomados pela Justiça Eleitoral no último dia 19. Aos 68 anos, Antonio Francisco Neto, assumiu a cadeira como Chefe do Executivo Municipal pela sexta vez, com vitória no primeiro turno. Ele foi reeleito com 109.688 votos; 72,84%, superando outros seis candidatos para continuar no Palácio 17 de Julho. Neto é um dos prefeitos com mais mandatos pela mesma cidade no país.
O segundo colocado nas eleições de outubro em Volta Redonda, foi o empresário Mauro Campos (Novo), que obteve 20.386 votos; 13,54%. O Professor Habibe do PT conseguiu 8.493 votos; 5,64%, Arimathéa do PSB conquistou 7.598 votos; 5,05%), Samuca Silva (PSDB-Cidadania) 3.535 votos; 2,35%, além de Jamaica do PCO, com 546 votos; 0,36%, e Maicon Quintanilha, que teve um total de 343 votos; ou seja, 0,23%.
O vice-prefeito, engenheiro Sebastião Faria, de 84 anos, ao lado de Neto foi reeleito pela coligação Apaixonados por Volta Redonda, formada pelos partidos PP, PSD, AGIR, PRD, DC, PDT, PL, MDB, PODE, UNIÃO, REPUBLICANOS e SOLIDARIEDADE.
REPUBLICANOS e SOLIDARIEDADE.
Durante a cerimônia de posse, além de agradecer a votação expressiva conquistada no pleito de outubro, Neto voltou a tecer elogios ao seu vice, destacando que Faria é o melhor vice do mundo. Disse ainda que é difícil conseguir pela sexta vez uma votação como a dele. Por isso, sempre faz questão de agradecer a população que nele confiou. “É uma honra ter sido mais uma vez eleito pelo povo de Volta Redonda. Ser prefeito da cidade que tanto amo é o maior orgulho que poderia ter na vida pública, ainda pela sexta vez, reeleito com mais de 70% dos votos”, declarou o prefeito, lembrando que vai continuar trabalhando muito para honrar esses votos e fazer de Volta Redonda uma cidade cada vez melhor.
Neto agradeceu ao vereador Zoinho, que presidiu a cerimônia e a todos os parlamentares, como o público presente. Ele não deixou também de agradecer aos deputados estaduais Munir Neto e Jari, pela grande parceria, como o Deputado Federal, Dr. Luizinho, além do Governador Cláudio Castro por tudo que têm feito por Volta Redonda. Classificou também o evento de posse como momento histórico do mundo. “A melhor forma de agradecer a todos que fizeram parte desta história é eu e o Faria trabalharmos cada vez mais. Garantimos que não iremos decepcionar as pessoas”, discursou Neto, lembrado que vai para o maior desafio, que é fazer da Saúde Pública da cidade a melhor do país. “O nosso compromisso continua, o de fazer Volta Redonda uma cidade maravilhosa de se viver e que eu e o Faria jamais iremos decepcionar a nossa população”, completou.
VEREADORES EMPOSSADOS
Os 21 vereadores que tomaram posse para a legislatura 2025/2028 foram Renan Cury (PP), Raone Ferreira (PSB), Luciano Mineirinho (União), Betinho Albertassi (Republicanos), Nenem (PP), Carla Duarte (PSD), Edson Quinto (PL), Rodrigo Furtado (PL), Novaes (PP), Rodrigo Nós do Povo (MDB), Paulo Conrado (PODE), Severiano Câmara, Simar (PSD), Sidney Dinho (PRD), Paukinho do Rfaio X (Republicanos), Gemilson Sukinho (PSD), Cacau da Padaria (Solidariedade), Zoinho (Republicanos), Gisele Klingler (PSB) e Vair Duré (PP).
Logo após a solenidade de posse, o prefeito e seu vice se dirigiram ao Palácio 17 de Julho para a solenidade de transmissão de cargo. Na sequência, sob a presidência do vereador Jorge de Oliveira, o Zoinho, parlamentar mais velho do Legislativo, foi realizada a votação para a Mesa Diretora de 2025 a 2028. Na presidência da mesa para 2025 permanece Edson Quinto, que esteve no cargo em 2024.
COMPOSIÇÃO DAS MESAS DIRETORAS PARA A 18ª LEGISLATURA
2025
Presidente – Edson Quinto
1º Vice-Presidente – Dinho
2º Vice Presidente – VairDuré
1º Secretário – Novaes
2º Secretário – Betinho
2026
Presidente – Neném
1º Vice-Presidente – Paulo Conrado
2º Vice Presidente – Edson Quinto
1º Secretário – Rodrigo Furtado
2º Secretário – Cacau
2027
Presidente – Paulo Conrado
1º Vice-Presidente – Neném
2º Vice Presidente – Rodrigo do Povo
1º Secretário – Novaes
2º Secretário – Rodrigo Furtado
2028
Presidente: Dinho
1º Vice-Presidente: Edson Quinto
2º Vice Presidente: Raone
1º Secretário: Mineirinho
2º Secretário: Renan