Neste sábado tem novo Dia D contra a gripe em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado, dia 4, novo Dia D da vacinação contra a gripe. O município ampliará as doses do imunizante para toda a população – incluindo os grupos prioritários. O Dia D vai acontecer nas unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs), entre 8 e 16 horas, exceto as unidades São Carlos e São João.
Doses contra o Sarampo também estarão disponíveis para crianças a partir de seis meses de idade e profissionais de saúde – em atividade nas redes pública e privada. Como ocorre aos fins de semana, o plantão de vacinação também atenderá o público-alvo no shopping Sider e Park Sul e no Zoológico Municipal (Zoo-VR).
Vacina Covid-19
A partir deste sábado, Volta Redonda estenderá a terceira e a quarta dose da vacina contra a Covid-19. A quarta dose estará disponível para pessoas com 50 anos ou mais. Respeitando o intervalo de pelo menos quatro meses após a terceira dose.
Já a terceira dose começará a ser aplicada em adolescentes a partir de 12 anos ou mais, o intervalo é de pelo menos quatro meses após a segunda dose. As vacinas aplicadas podem ser das fabricantes Pfizer ou CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.
UBSFs
No domingo, as UBSFs Vila Mury e Conforto terão aplicação de doses (Covid-19 e Gripe) das 8 às 18h30min. Na UBSF Conforto, a vacinação acontece das 8 às 16 horas.
Shoppings
No shopping Sider, a vacinação será realizada das 10 às 20 horas (no sábado) e das 14 às 20 horas (no domingo). No Park Sul – sábado e domingo – das 10 às 20 horas.
Zoo-VR
No Zoológico Municipal, o plantão de vacinação acontece no sábado e no domingo, das 9 às 16 horas.
Documentos
As pessoas que forem se vacinar devem apresentar caderneta de vacinação, CPF e cartão SUS.
Confira abaixo o cronograma de vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana:
Infantil:
1ª DOSE
Crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a 1ª dose da vacina pediátrica contra a Covid-19;
2ª DOSE
Crianças vacinadas com a primeira dose da CoronaVac há 28 dias ou mais, e também as vacinadas com a primeira dose da Pfizer há dois meses ou mais.
Adulto:
1ª DOSE
Para quem não se vacinou acima de 12 anos;
2ª DOSE
Para quem tomou a 1ª dose com mais de 21 dias, acima de 12 anos;
Segunda dose da Janssen após dois meses da dose única;
3ª DOSE
Para pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses.
4ª DOSE
Pessoas com 50 anos ou mais, pessoas com comorbidades ou deficiência, trabalhadores da Educação, Saúde, Segurança Pública e da Assistência Social – em atividade. Além de gestantes e puérperas que tenham recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Testagem para Covid-19
Aos fins de semana e feriados, os testes para detecção da Covid-19 são realizados na UBSF Vila Mury, das 8 às 18h30min. Pessoas com sintomas gripais leves devem procurar atendimento no local. Na UBSF do Conforto, a testagem será feita no sábado e no domingo, das 8 às 16 horas.
Os testes disponíveis para detecção da Covid-19 na rede pública são os de antígeno e RT-PCR. Vale ressaltar que os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos nas unidades de referência.