Natal: comércio da região adota novo horário estendido nesta semana; em Barra Mansa lojas estarão abertas até às 21 horas

0

SUL FLUMINENSE

A terceira semana de dezembro começa com o setor de comércio varejista ampliando o horário de expediente em virtude do Natal. Faltando praticamente 10 dias para a principal data de vendas, em Barra Mansa, segundo orientação da Câmara de Dirigentes Lojistas, o expediente entre os dias 14 e 19, de segunda a sábado, será de 8h30min às 21 horas. No domingo, dia 20, das 10 às 18 horas.

O comércio da cidade tem lojas abertas aos domingos neste mês devido à flexibilização autorizada pelo Decreto Municipal nº 10031, editado pela prefeita em exercício Maria de Fátima Lima da Silva. O governo autorizou a possibilidade de funcionamento do comércio em geral, até o dia 24, incluindo os sábados e domingos, no horário das 8 às 22 horas. Segundo a CDL-BM, a adaptação ocorre conforme interesse de cada lojista. “É importante porque nesta época aumentam as vendas e também o volume de pessoas nas ruas, podendo aumentar o horário vamos evitar aglomeração, dando possibilidade de maior período de compras”, comenta o presidente da CDL-BM, Leonardo dos Santos.

Como incentivo às vendas, a CDL de Barra Mansa promove a Campanha Natal Premiado, onde os clientes das lojas participantes cadastram o cupom fiscal no site www.promocdlbarramansa.com.br e concorrem, diariamente, a sorteios de vales-compra de até R$ 500.

LOJAS ATÉ AS 22 HORAS NA CIDADE DO AÇO

Em Volta Redonda o expediente do comércio também foi flexibilizado em dezembro ampliando o prazo de abertura das lojas. Nesta semana, de segunda-feira, dia 14, a sexta-feira, dia 18, o expediente será das 8h30min às 22 horas. No sábado, dia 19, as lojas de Volta Redonda funcionarão das 8h30min às 18 horas e no domingo, dia 20, das 10 às 16 horas.

Em Volta Redonda as lojas tem sugestão de funcionar até às 22 horas nesta semana – Fábio Guimas

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR), Jerônimo dos Santos, neste momento de pandemia, estender o horário evita aglomeração, uma vez que o consumidor terá mais horas no dia para comprar. “Acreditamos que o horário estendido se faz ainda mais necessário este ano, por conta das medidas de segurança”, disse Jerônimo, lembrando que em Volta Redonda vigora a lei do horário livre, portanto, cada lojista poderá abrir, conforme o perfil do seu público-alvo.

O Sicomércio também divulgou o expediente sugerido nos supermercados que no domingo, dia 20, funcionarão das 8 às 20 horas. Já o Shopping Park Sul terá expediente das 10 às 23 horas, até o sábado, dia 19. No Sider Shopping nesta semana as lojas funcionam das 9 às 22 horas.

HORÁRIO ESTENDIDO EM RESENDE

Na cidade de Resende vigora o Decreto n°13.772/20 que autoriza excepcionalmente para este mês de dezembro, o funcionamento do comércio no município em horário estendido: de segunda a sexta-feira, das 9 às 20h30min; e aos sábados e domingos, das 9 às 18 horas. Os shoppings da cidade têm expediente das 10 às 22 horas, de segunda a sábado. E aos domingos, das 14 às 22 horas. “A extensão dos horários tem como objetivo aumentar o tempo para que as pessoas possam fazer suas compras de fim de ano com mais segurança e evitando aglomerações nos comércios”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz.

Expediente estendido também em Quatis, onde a Câmara de Dirigentes Lojistas e a prefeitura permitiram que os estabelecimentos fiquem abertos até o dia 31, das 8 às 20 horas, de segunda à sexta-feira. Aos sábados, o expediente é das 9 às 18 horas. As medidas constam no Decreto nº 2.946/2020, e contemplam o comércio varejista em geral e alguns prestadores de serviços.