O Posto de Saúde da Família da Vila Elmira recebeu nesta quinta-feira, dia 31, o evento de encerramento da campanha ‘Janeiro Branco’ organizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que visa à conscientização dos cuidados da Saúde Mental. O foco da palestra foi à desmistificação do tratamento dentário, considerado por muitos um grande vilão.
Estiveram presentes no evento a gerente do PSF da Vila Elmira, Vanessa Oliveira, o coordenador do Nasf, Wesley Abel, o Vereador Elias da Corbama, além de profissionais da área da Saúde Bucal e Mental.
Vanessa Oliveira abriu o evento contando sobre a importância do Nasf e de tocar no tema qualidade da Saúde Bucal. “Hoje estamos encerrando essa campanha ao lado do Nasf com um importante tema ao lado dos nossos dentistas, que muitas vezes são tratados como verdadeiros vilões, mas que na realidade provocam transformações na saúde e autoestima dos pacientes”, disse Vanessa, que agradeceu a Secretaria Municipal de Saúde. “Nós sabemos das dificuldades, mas temos que agradecer todos os esforços do atual governo para promover realizações como essas”, concluiu.
O coordenador do Nasf, Wesley Abel, também reforçou a importância da humanização dos cuidados para o sucesso do tratamento. “Falamos sobre a saúde emocional das pessoas durante todo esse mês justamente para quebrar tabu; é fundamental que os profissionais busquem a aproximação com o paciente para que a terapia seja realizada com maior facilidade para ambos os lados”, reforçou Wesley.
A Cirurgiã-Dentista, Carolina Junqueira, foi à palestrante do evento e ressaltou a importância do psicológico do paciente ser trabalhado. “Nós sabemos que muitos dos pacientes carregam um trauma de infância e sempre chegam ao consultório com medo de uma extração ou vergonha de mostrar como estão seus dentes, mas nós reforçamos que estamos ali para justamente tratar e melhorar aquela situação; a cadeira do dentista acaba se tornando um verdadeiro divã, pois tentamos convencer os pacientes a tratar e tirar todas as dúvidas a respeito da saúde bucal”, disse a dentista que completou, “Nosso grande desejo é que o paciente entenda a importância de manter a saúde dos dentes em dia, para que os cuidados sejam cada vez menos invasivos”.
A Psicóloga Luciana Soares Raimundo, falou sobre a importância de quebrar esse estereótipo. “Existe um imaginário de que o cuidado do tratamento com um dentista é doloroso e gera sofrimento, mas é fundamental desconstruir esse raciocínio e oferecer para a população um tratamento de qualidade e mais humano”, concluiu.
Dona Wilma de Fátima, de 59 anos, moradora do bairro Boa Vista, conta da importância de ter enfrentado o medo do tratamento e de como é a relação dela com sua dentista atualmente. “Eu tinha muito medo de ir, mas a doutora Carolina foi muito importante para me convencer a extrair os dentes e optar pela prótese; o tratamento foi muito tranquilo, não é doloroso e hoje estou muito mais vaidosa e feliz”, contou a moradora, que hoje em dia influência no comportamento de parentes e vizinhos, “Meu cunhado já foi consultar e o pessoal lá do bairro já está perdendo o medo também”.