Nadador Matheus Gonche fará intercâmbio no Japão

0

RESENDE

Uma das promessas da natação brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, nos 200 metros borboleta, o nadador resendense Matheus Gonche terá neste mês de novembro mais uma oportunidade de avaliar seu desempenho. Ele integra a equipe do Sesi-SP que embarca nos próximos dias justamente para o país dos próximos jogos para disputar uma das etapas da Copa do Mundo promovido pela Federação Internacional de Natação (FINA), no dia 14. Em seguida, no dia 18, a equipe estará em Cingapura para disputar a segunda etapa da competição.

Segundo o técnico do nadador, Renato Balan, a passagem da equipe brasileira pelo Japão servirá também para um intercâmbio com a seleção japonesa no Japan Institute of Sports  Sciences (JISS), um dos principais centros de treinamento de Tóquio. “O propósito da viagem é oferecer aos atletas um intercâmbio com a seleção japonesa, e a oportunidade de competir em alto nível, além de intensificar os últimos detalhes da preparação para o Open”, comenta o treinador.

Animado para a viagem, o atleta de 18 anos afirmou que suas expectativas são as melhores possíveis. Ele disse ainda que irá aproveitar a competição para poder absorver o máximo do ambiente e dos atletas que estarão presente, além de buscar os melhores tempos. “Essa viagem vai ser uma experiência muito diferente das que eu já tive. Nadar com pessoas com resultados a nível olímpico e estar no país dos próximos Jogos com certeza será inesquecível”, conta Matheus.

Preparação

Recentemente, numa estratégia combinada com seu técnico, Matheus a disputou provas nas quais não está acostumado a competir e que serviram como testes e melhoramento técnico. Foi no Torneio Regional Juvenil a Sênior que aconteceu na piscina do Corinthians, em São Paulo.

O resultado final da estratégia na avaliação do atleta e de Renato Balan foi positivo. O nadador subiu ao pódio ao vencer os 100 metros borboleta e os 400 metros livre, todas na categoria júnior. “Essa competição teve um saldo positivo, estava um pouco engessado devido ao acumulo dos treinos, mas consegui fazer tempos muito bons, principalmente nos 400m livre e nas provas mais rápidas de borboleta, onde estou acostumado a encarar distâncias mais longas. Os 1.500m livre foram um pouco mais doloridos, mas meu nado estava legal, consegui nadar bem todas as provas”, disse o Matheus, que explicou o motivo de nadar provas que não são a sua especialidade neste Regional. “Estou em um período de treino em que posso dar essa variada, principalmente por serem provas condicionantes e que irão me ajudar a nadar as provas de meio fundo e crawl. Os 1.500m e os 400m livre são provas que eu já tenho um histórico, sendo até campeão brasileiro. É muito bom poder aproveitar essas competições menores para fazer novas experimentações.”, conta o atleta

Em dezembro, Matheus Gonche terá outra competição importante. Será o  Torneio Open CBDA-Correios de Natação, que acontecerá no Rio, de 6 a 9.

 

Deixe um Comentário