Mutirão preventivo contra o câncer de mama e do colo do útero acontece neste sábado

0

RESENDE

Mais onze unidades de saúde de Resende estarão abertas neste sábado, dia 15, para o atendimento voltado a saúde da mulher. A secretaria de Saúde está realizando a quinta edição do mutirão de preventivos contra o câncer de mama e de colo de útero, para mulheres de todas as idades. Iniciada no dia 4 de agosto, o atendimento acontece aos sábados para facilitar a vida de quem trabalha e não consegue comparecer a uma unidade de saúde durante a semana. Até o momento, nas quatro anteriores, 857 mulheres foram atendidas.

As unidades abertas neste sábado, no horário das 8 às 16 horas, serão as seguintes: Postos de Saúde Resende (antigo Posto do Estado), Unidade Básica de Saúde da Cidade Alegria (Av. das Mangueiras) e do Manejo, Postos de Saúde da Família dos bairros Liberdade, Paraíso, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Morada da Barra, Morro do Cruzeiro e Engenheiro Passos, além do Condomínio Gardênia.

O secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, explica que durante o atendimento, uma profissional de enfermagem faz a coleta de material para realização do preventivo do câncer de colo de útero e as mulheres são incentivadas e orientadas a fazer o autoexame de palpação das mamas para identificar possíveis nódulos. “Para ter acesso ao serviço, as mulheres devem se dirigir ao posto mais próximo de sua casa, levando o cartão SUS. A única recomendação é que quem esteja grávida ou em período menstrual não faça o exame, já que as circunstâncias podem alterar o diagnóstico”, explica o secretário.

Em quatro edições do programa, 857 mulheres já foram atendidas – Ascom Resende

O prefeito Diogo Balieiro Diniz lembra que, tanto o câncer de colo de útero como o de mama, que estão entre as doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo, podem ser curados em quase 100% dos casos desde que o diagnóstico seja feito precocemente, daí a importância deste mutirão. “Todos os mutirões que realizamos na área da saúde são de extrema importância, mas este é ainda mais, já que tem um caráter preventivo e pode evitar duas doenças que podem levar à morte. Por isso, quero fazer um apelo às mulheres para que elas não percam esta oportunidade e compareçam aos postos de saúde neste sábado para colocar seus preventivos em dia. Esta atitude simples pode salvar muitas vidas”, frisa o prefeito.

LOCAIS

Postos de Saúde Resende (antigo Posto do Estado), Cidade Alegria (Av. das Mangueiras), Manejo, Liberdade, Paraíso, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Morada da Barra, Morro do Cruzeiro, Engenheiro Passos e Condomínio Gardênia

PRÓXIMOS MUTIRÕES

Dia 6 de outubro: Cidade Alegria (Av. das Mangueiras), Manejo, Jardim Primavera, Cidade Alegria (Rua das Violetas), Clínica da Família (Morada da Montanha), Jardim Alegria, Liberdade, Nova Alegria, Itapuca, Vicentina, Surubi Velho, Novo Surubi, Paraíso e Fazenda da Barra I

Dia 20 de outubro: Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Morada da Barra, Cabral, Morro do Cruzeiro, Cabral/Alambari, Engenheiro Passos, Mauá, São Caetano, Baixada da Olaria, Serrinha, Capelinha, Fumaça e Pedra Selada.