Mutirão intensifica preventivos do câncer de colo do útero e mama

0

RESENDE

A Secretaria de Saúde de Resende iniciou neste sábado, dia 16, a campanha de exames preventivos do município contra  câncer de colo do útero e de mama, iniciativa que somente em 2018 atendeu quase duas mil mulheres. Ao menos 15 unidades de saúde participaram da ação neste sábado, atividade que deve ter continuidade nas próximas semanas em mais 28 postos de saúde.

No ano passado, o governo municipal estendeu as ações de saúde realizadas na campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que começaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, resultaram no atendimento de 1.971 mulheres. Durante todo o ano de 2018, segundo dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município, incluindo exames feitos nos serviços prestados regularmente e na campanha. Com o objetivo de ampliar o número de exames preventivos feitos na rede pública da cidade, a Prefeitura está promovendo a segunda edição da mobilização em prol da saúde feminina.

O público-alvo da campanha são mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos

Os mutirões serão desenvolvidos quinzenalmente, aos sábados, entre 8 e 16 horas, em 15 unidades de saúde: as unidades de Programa de Saúde da Família (PSF) Barra II, Morada da Barra, Liberdade, Cabral II, Engenheiro Passos, Vicentina, Novo Surubi, Serrinha, Morro do Cruzeiro, Itapuca, Nova Alegria e Baixada da Olaria; as Unidades Básicas de Saúde (USB) Primavera e Alegria; e a Clínica da Família.  O público-alvo da campanha são mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, principalmente, as que trabalham fora durante a semana.

De acordo com o secretário de Saúde, Tande Vieira, todas as mulheres devem realizar periodicamente, os exames ginecológicos de rotina. “O papanicolau é um teste de rotina feminino baseado em uma análise citopatológica, que serve para detectar o câncer de colo do útero, entre outras doenças. Também será feito o exame físico das mamas. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, após o rastreamento. Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é realizada em qualquer idade. A campanha é voltada, especialmente, para aquelas que trabalham durante a semana, e acabam adiando os exames médicos”, disse, ressaltando que o foco é a faixa etária das mulheres que têm vida sexual mais ativa e que o câncer de mama está no topo da lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras. “O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura”, salienta. As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pela prefeitura.

 

Deixe um Comentário