VOLTA REDONDA
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou nesse fim de semana mais um mutirão de cirurgias. Dessa vez, 17 pacientes foram submetidos a procedimentos ortopédicos entre sexta-feira, dia 21, e sábado, 22, na unidade da Rede Municipal de Saúde, localizada no bairro Colina. Todos já receberam alta.
Dois dos procedimentos, realizados em pacientes de 61 e 73 anos, ficaram sob a responsabilidade do dr. Flávio Reis, diretor-médico do HSJB. Eles passaram, respectivamente, por artroplastia total de quadril direito e artroplastia total de joelho direito.
Já a dra. Michele Borges realizou nove cirurgias em pacientes com idades entre 45 e 70 anos. Entre os procedimentos, estavam os indicados para síndrome do túnel do carpo e correção de dedo em gatilho, nome popular para a tenossinovite estenosante, condição em que o dedo trava ou ‘dispara’ ao ser flexionado ou estendido devido a um inchaço no tendão flexor.
TRATAMENTO CONSERVADOR
A cirurgia é indicada quando o tratamento conservador com anti-inflamatórios, imobilização ou infiltração com corticoide não resolve o problema, quando o dedo está travado permanentemente ou quando há dor intensa ou perda de função. O dr. Raphael Marchitto atendeu seis pacientes, com idades entre 24 e 66 anos, que passaram por reconstrução do ligamento cruzado anterior ou videoartroscopia em um dos joelhos.
Realizados aos finais de semana e feriados, os mutirões cirúrgicos permitem que o HSJB atenda um maior volume de pacientes em Volta Redonda. Essa estratégia otimiza a agenda durante a semana, garantindo espaço para cirurgias eletivas agendadas e emergências, reforçando o papel do hospital como unidade de pronto atendimento. “Os mutirões são uma estratégia essencial para agilizar o atendimento e melhor aproveitar a estrutura do hospital, reforçando o compromisso do São João Batista com a saúde da população. A iniciativa tem sido um sucesso, e quero destacar o empenho dos médicos e da direção do hospital nesse esforço”, concluiu o prefeito Antonio Francisco Neto.