Músico Pedro Bayer visita escola onde começou a tocar pífaro através do Projeto Música nas Escolas

0

BARRA MANSA

A música está presente na vida de Pedro Bayer desde a infância, e foi no Colégio Municipal Padre Anchieta, no bairro Vista Alegre, através do Projeto Música nas Escolas que conheceu as primeiras notas musicais e o Oboé. E na manhã desta terça feira, dia 28, o jovem músico retornou no local onde tudo começou para se despedir dos antigos professores e amigos que estiveram presentes para uma homenagem.

Durante a despedida Pedro reencontrou seu primeiro professor de música, José Flávio Pereira e conversou com as crianças sobre como a música transforma vidas e realiza sonhos. Hoje Pedro está prestes a realizar um dos seus: estudar música na Buchmann-Mehta School of Music em Tel Aviv, a maior Universidade de Música de Israel.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Rodrigo Drable, o secretário de Educação Marcus Barros, o presidente do Projeto Música nas Escolas Alexandre Martins, o diretor da Aciap-BM Rodrigo Araújo, o representante da Associação de moradores do bairro Vila Nova, José Reis e o vereador Pissula.

Para o presidente do Projeto Música nas Escolas, Alexandre Martins, o Pedro é uma fonte de inspiração. “Histórias como a do Pedro permitem que as crianças e jovens do nosso projeto sonhem alto. Essa conquista possibilita que eles enxerguem um futuro promissor que nunca nem imaginaram. Essa é a nossa missão: formar e educar através da música”, afirmou Alexandre Martins.

TRAJETÓRIA

Pedro começou no Projeto Música nas Escolas aos nove anos de idade. O desejo de estudar fora do Brasil surgiu pela admiração ao principal oboísta da Filarmônica de Israel e também professor Dudu Carmel. A intenção era tentar a vaga em mais de uma universidade fora do país, porém essa opção foi se estreitando por conta da pandemia. O processo para Buchmann-Mehta School of Music em Tel Aviv era todo online, o que possibilitou que o músico pudesse realizar o sonho.

No processo seletivo, além de uma série de vídeos tocando o instrumento, Pedro fez provas de idiomas e passou por uma entrevista com os diretores da Universidade. A instituição oferece apenas uma bolsa integral para todos os alunos, e o morador de Barra Mansa foi quem conquistou essa vaga. Ele vai cursar Bacharelado em Música.

Para o jovem, essa grande conquista começou no Projeto Música nas Escolas. “O projeto significa o rumo da minha vida. Hoje quando paro e olho pra trás, vejo como era a realidade, como as coisas eram e foi Deus quem colocou isso na minha vida. A partir do momento que o projeto entrou na minha vida, mudou todo meu futuro, hoje eu tenho objetivos de vida. Eu não fazia ideia que poderia morar em São Paulo e muito menos fora do país”.

Pedro encara a música como um instrumento que transforma vidas, que faz enxergar a realidade de forma clara. “A música é um sopro de vida. É um instrumento que a gente precisa para cuidar do nosso interior”.

error: Conteúdo protegido !