VASSOURAS
O Museu Vassouras realiza neste fim de semana uma programação especial para as férias. O museu fica localizado na Rua Luiz Pinheiro Werneck, na Praça Barão de Campo Belo, no Centro. A entrada é gratuita.
A iniciativa faz parte do Programa Pertencimento, que é constituído pelas atividades educativas do museu. As programações e ações realizadas pela iniciativa, tem como principal objetivo transformar o Museu Vassouras em um espaço de educação, memória e valorização do patrimônio do Vale do Café.
Segundo a organização, as atividades como oficinas, jogos, dança, capoeira, histórias e música são destinadas para todas as idades e são sujeitas a lotação.
PROGRAMAÇÃO
Hoje-
11 horas – Visita mediada com o artista Denilson Baniwa
14 às 16 horas – Contação de histórias e oficina de desenho com Denilson Baniwa
Dia 1° (domingo)
10 às 14 horas – Oficina de estandartes e fantasias
14 às 17 horas – Oficina de percussão e cortejo com o Projeto Batukada – Caçarola
o Museu
Localizado no Centro Histórico, na região do Vale do Café, o Museu Vassouras tem sua história iniciada em 1848. A sede do Museu é o edifício do antigo Hospital Nossa Senhora da Conceição (Santa Casa da Misericórdia), que foi o primeiro hospital da cidade.
Em 1910, o prédio se tornou o asilo Barão Amparo, e permaneceu assim por décadas. Sua mudança aconteceu em 1986, quando o imóvel foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Já em 2007, o casarão foi interditado pelo Ministério Público Estadual, devido às condições precárias e risco de desabamento do imóvel. A última mudança foi entre 2019 e 2025, quando o imóvel foi restaurado pelo Instituto Vassouras Cultural.