Museu de Astronomia estreia na Flip com o projeto ‘Contando Mitos’, em Paraty

0

PARATY

O projeto Contando Mitos será uma das atrações da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que acontece de 25 a 29 de julho na cidade. A convite do Sesc Paraty,  o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que desenvolve o projeto, participa pela primeira vez do evento. Nos dias 28 e 29, o Contando Mitos, que utiliza a linguagem do teatro para falar das diferentes visões no mundo acerca dos fenômenos da natureza, apresentará “No Bosque da Dona Aurora – O Tempo dos Leões”. A apresentação será na Unidade Sesc Santa Rita (Rua D. Geralda, 15 – Centro Histórico, Paraty), das 10 às 11 horas. A entrada é gratuita.

Segundo a equipe de coordenação de educação, o projeto tem roteiro de Gabriela de Assis, e a contação de histórias aborda a relação entre a astronomia e a marcação do tempo, a partir dos mitos de grupos étnicos da Namíbia.  Numa releitura do conto “As Palavras de Damara”, de Ana Maria Amorim, entrelaçada aos relatos etnográficos dos bosquímanos da tribo xam, reunidos na tese do filólogo José Manuel Samper, esta contação de histórias faz o público emergir no universo mítico dos grupos damara, nama e bosquímanos do Alto Karoo, originalmente habitantes do Sul da Namíbia , que  lutaram fortemente contra as invasões alemãs e britânicas na região.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, criada na cidade do Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.

NO BOSQUE DA DONA AURORA – O TEMPO DOS LEÕES

Trata da nossa relação com o tempo e como a maneira de percebermos sua passagem se relaciona com nossas raízes. A personagem  Dona Aurora conta as diferentes formas de marcar o tempo a partir dos mitos de seus ancestrais africanos. A narrativa trata de dois contextos: o “tempo da humanidade” e o “tempo do mundo”.

As apresentações do Contando Mitos acontecem na unidade Sesc Santa Rita e têm entrada gratuita.

SOBRE O CONTANDO MITOS

Criado em 2009 pela Coordenação de Educação em Ciências (COEDU) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Contando Mitos é um projeto coordenado por bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI), fomentado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico brasileiro (CNPq). Através do Teatro, o grupo aborda narrativas míticas acerca dos fenômenos da natureza, mostrando que astronomia e cultura sempre estiveram correlacionadas. Desde 2017, o grupo traz narrativas de diversos povos do mundo, discutindo diferentes olhares acerca da natureza que foram e são construídos a partir de lógicas não-eurocêntricas.

 

 

Deixe um Comentário