Museu de Arte Moderna realiza mostra de objetos reciclados

0

RESENDE

Com o tema relacionado ao reaproveitamento de materiais, o Museu de Arte Moderna de Resende (MAM) conta com a exposição ‘Arte Recicla’. A mostra conta com a participação de cinco artistas, que apresentam trabalhos relacionados ao reuso de objetos, carregados de significados sociais e simbólicos. As obras tratam de questões distintas, como preservação do meio ambiente, sustentabilidade, reflexões sobre o feminino e identidade, com grande influência da tradição popular.

De acordo com o curador da mostra, Ricardo Lima, na apropriação do refugo, “há um ato político, de protesto, de denúncia da sociedade de consumo, do mundo do descartável, do capitalismo antropofágico”. No universo poético do Chiquinho da Sucata, ferros, latas e restos de metais se transformam em esculturas de tamanhos e formas diversas. Garrafas PETs são a matéria-prima de Marilda Caiares para a criação  de flores de diferentes espécies, inspiradas no território da Ilha Grande.

Nas colagens de Sidiney Rocha, a técnica da papietagem revela deusas negras com interferências da pop art. As bonecas de Lena Abayomi trazem referências afro-brasileiras, empregando tecidos amarrados e enrolados. Já Getúlio Damata transforma caixas, caixotes e embalagens descartáveis em brinquedos carregados de poesia e ludicidade, como o famoso bondinho do bairro carioca de Santa Teresa.

Para Elaine Torres, que também faz parte da curadoria da exposição, “Arte Recicla tem como objetivo apresentar ao público a contemporaneidade do emprego dos resíduos sólidos em poéticas específicas, reafirmando a diversidade do campo das artes”.

A mostra fica em cartaz até o dia 27 de julho, no MAM de Resende, situado na Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, no Centro. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !