RESENDE
Os amantes das artes não podem perder a dupla exposição que encerra o calendário anual de mostras do Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. Os artistas plásticos Daniel Ribeiro e Raphael Fava ocupam os salões expositivos com trabalhos que dialogam entre o realismo mágico e o abstracionismo contemporâneo. As visitas podem ser feitas gratuitamente até sexta-feira, dia 19, no período das 10 às 17 horas. O MAM fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 3360-6155 ou pelo e-mail [email protected] .

Raphael Fava apresenta abstrações vibrantes premiadas no Salão Agulhas Negras – Divulgação PMR
A mostra de Daniel Ribeiro, intitulada “Cem Anos de Solidão na Palma da Minha Mão”, apresenta um conjunto de obras inspiradas no universo de Macondo, cidade fictícia criada por Gabriel García Márquez. O artista também relaciona o imaginário do realismo mágico à paisagem e atmosfera de Visconde de Mauá, região que frequenta há quase duas décadas, criando conexões simbólicas entre a Colômbia literária e o interior de Resende.
Já em “Eros Tropical”, o artista volta-redondense Raphael Fava traz ao público o vigor do abstracionismo contemporâneo que o consagrou no Salão das Artes Agulhas Negras. Suas obras exploram cor, textura e movimento para formar composições densas e imersivas, convidando o visitante a experimentar sensações táteis e visuais em um ambiente de forte expressividade poética.
Segundo o secretário municipal de Cultura, o vereador Wilson Nunes Duarte Junior, o professor Wilson, a exposição é uma oportunidade marcante para o público conhecer dois artistas de grande relevância na cena regional. “São dois artistas com trabalhos distintos, mas que se comunicam com o público pela força e pela poética de suas obras. Recomendo fortemente a visita ao museu”, afirmou o secretário.