Museu de Arte Moderna de Resende promove Oficina de Argila

0

O Museu de Arte Moderna (MAM) promove hoje e no próximo dia 21, a Oficina de Argila – Modelagem Flores da Primavera com a artista plástica Gisele Ferreira. Essa Oficina ensinará aos participantes a arte da modelagem manual de flores. A capacitação, que é gratuita, acontece na própria sede do MAM, situada na Rua Padre Couto, no Centro Histórico da cidade. As aulas sempre vão ocorrer no período das 15 às 17 horas. As vagas são limitadas para 15 pessoas e quem quiser participar deve se inscrever pelo telefone (24) 3360-6155.

Segundo a coordenadora do MAM, Tatiana Avelino, qualquer pessoa a partir de 12 anos de idade pode participar da Oficina de Argila. “As aulas serão ministradas pela artista plástica, Gisele Ferreira, que vai ensinar toda a técnica de modelagem de flores em argila”, disse a coordenadora.

A artista plástica Gisele Ferreira explicou que o tema flores é uma homenagem a estação do ano a Primavera e a exposição do 45º Salão da Primavera de Resende, que está acontecendo no Museu, e exibe 43 obras de 25 artistas selecionados no concurso. “A Oficina vai ensinar aos participantes a modelar a argila com a técnica “mãos nuas”, ou seja, o aluno vai utilizar apenas as mãos sem utilizar instrumentos para trabalhar com o material. É um contato direto do indivíduo com a argila que é um material primitivo e pode ser encontrado na natureza e existe desde a humanidade”, disse a artista plástica, ressaltando que durante as aulas, o participante vai fazer um retorno ao passado.

“Na oficina o participante terá um contato direto com a argila e inconscientemente retorna ao passado coletivo e primitivo, desde os tempos dos índios, que trabalhavam com este material para fazer utensílios domésticos. A oficina vai proporcionar o indivíduo soltar a sua criatividade”, destaca. Quem for participar das aulas ainda terão a oportunidade de levar as peças confeccionadas para a casa. “Após a modelagem, a peça vai secar naturalmente e vira uma decoração. Ela poderá até ser pintada se o participante quiser”, completa.

A presidente da Fundação casa de Cultura Macedo Miranda, Denise de Assis, explica que a Prefeitura teve a iniciativa de criar as Oficinas aos sábados para que o Museu de Arte Moderna possa fazer da vida da comunidade. “A proposta estreitar os laços com a população e mostrar que o MAM existe e está de portas abertas não só às artes plásticas, como à produção artística e cultural de uma forma geral. Queremos mostras ao público que o MAM existe e faz parte da cultura da cidade”, disse Denise.