Museu da Justiça renova convênio com Arquivo Municipal

0

PIRAI

Com o objetivo de avaliação e atualização de dados para a renovação do convênio o Arquivo Municipal recebeu a visita de representantes do Museu da Justiça. Os profissionais trocaram experiências e informações sobre os sistemas utilizados, armazenamento, funcionamento e tratamento de arquivos.

Os servidores Gilmar de Almeida Sá e Argemiro Eloy Gurgel do Serviço de Acervo Textual e Audiovisual do Museu da Justiça explicaram que as visitas são periódicas, e o trabalho é desenvolvido em parcerias com diversos arquivos e museus do estado para a preservação e acesso de documentos judiciais históricos. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido aqui. Não só o de tratamento dos documentos e arquivos, como também o de pesquisa e disponibilidade do acervo para pesquisadores e interessados”, citou Gilmar.

Almeida Sá afirmou ainda que, com a Lei de Acesso à Informação, o poder público tem o dever de cuidar das informações e disponibilizá-las, uma ótima iniciativa para os interessados e para quem produz conhecimento a partir dos dados históricos.

Além do Museu da Justiça, o Arquivo Municipal também tem parceria com a UniRio, com bolsistas da Universidade que atuam no processo de restauração, identificação e digitalização dos documentos. O material é separado por Fundos Documentais, sendo os mais importantes o Legislativo, Executivo e Judiciário; e chegam através de meios oficiais e doações.

O setor realiza o trabalho em três níveis de documentação: corrente, intermediário e permanente, sendo este o material de memória. As visitas são agendadas pelo e-mail: [email protected]. O funcionamento do Arquivo Municipal é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e fica localizado na Rua Bulhões Carvalho, 16, Casa Amarela.