Acostumada a conquistar resultados heroicos contra seleções mais fortes, a Islândia enfrentou a Nigéria com postura ofensiva e acabou sendo derrotada em partida que fechou a segunda rodada do Grupo D, em Volgogrado na tarde de sexta-feira por 2 a 0. Rápidos nos contra-ataques, os nigerianos foram pressionados no primeiro tempo, mas abriram o caminho da vitória na etapa final, com dois gols de Musa, que se tornou o segundo jogador africano a marcar dois gols em jogos de Copa do Mundo, depois de Roger Milla em 1990. Foi à vitória de um futebol oportunista e contundente.
Embora tivesse mais posse de bola durante a maior parte do jogo, a Islândia criava poucas chances claras de gol. Por outro lado, os nigerianos tiveram paciência para esperar o momento de atacar e marcar os gols que deixou o grupo embolado.
A vitória dá os primeiros três pontos à Nigéria, que fecha a segunda rodada em segundo lugar no grupo. A Islândia, com um ponto e uma derrota, está em terceiro lugar no grupo, à frente da Argentina no saldo de gols.
Na última rodada, que acontece na terça-feira, dia 26, a Nigéria enfrenta a Argentina, em São Petersburgo. Já a Islândia, em Rostov-do-Don, enfrenta a joga contra a já classificada Croácia. Às duas partidas serão disputadas às 15 horas (horário de Brasília).