>
renascer ead digital

Munir Neto se reúne com prefeito Neto e superintendente da Apae-Rio, em Volta Redonda

Por Franciele Aleixo
whatsapp image 2025 02 25 at 10.00.47
728x90 seguranca

VOLTA REDONDA

O deputado estadual Munir Neto se reuniu na manhã desta segunda-feira (24) com o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, e a superintendente da Apae-Rio (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro), Márcia Carvalho, além da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda.

No encontro, no gabinete do prefeito, a superintendente da Apae-Rio apresentou uma série de projetos a serem realizados em parceria com a administração municipal em Volta Redonda, na área da saúde e do esporte.

Na saúde, uma das propostas é a implantação da detecção precoce da AME (Atrofia Muscular Espinhal), por meio do teste do pezinho. O projeto já está em discussão para implantação de forma piloto no município, e a ideia trazida pela Apae-Rio é que Volta Redonda seja incluída em um estudo que será feito pela UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), para verificar quanto custa o tratamento da AME para o SUS (Sistema Único de Saúde).

“Como coordenador da Frente Parlamentar de Doenças Raras, nós já vínhamos conversando com a Apae-Rio – que processa todos os testes do pezinho feitos no Estado do Rio – para a inclusão da AME no teste, possibilitando um diagnóstico e o tratamento precoce da doença. Como a AME é uma das doenças raras que mais mata, caso não haja um tratamento adequado, pensamos que essa medida pode salvar muitas vidas”, apontou Munir.

A superintendente da Apae-Rio justificou a escolha por Volta Redonda pelo compromisso e a continuidade dos projetos de saúde pública no município.

“Nos já tivemos um contato anterior com o deputado Munir, por conta da triagem neonatal da AME. Ele é o responsável pela Frente de Doenças Raras da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), nós nos aproximamos e viemos conhecer os equipamentos públicos aqui em Volta Redonda. Vimos a responsabilidade, o cuidado com as pessoas, e vislumbramos a possibilidade de trazer para cá projetos-piloto para todo o Estado do Rio de Janeiro, principalmente pela continuidade que o município tem com os cidadãos, por isso trouxemos essas propostas”, afirmou Márcia.


Outro projeto na área de Saúde que pode ser implantado no município é a detecção precoce da hipertensão em gestantes, um fator de risco para o surgimento da pré-eclâmpsia, uma condição na gravidez que traz muito risco para a grávida e o bebê.

“A hipertensão em gestantes é o maior fator de encaminhamento de gestantes para acompanhamento de gravidez de alto risco na rede de saúde pública municipal. E esse quadro pode evoluir para a pré-eclâmpsia, que é muito arriscada tanto para a mãe, quanto para o bebê. Por isso essa testagem e o diagnóstico precoce são muito importantes”, explicou a responsável técnica pela Policlínica da Mulher de Volta Redonda, a médica obstetra e ginecologista Juliana Monteiro Ramos, que também participou da reunião.

Olimpíadas da Apae

Outro projeto trazido pela superintendente da Apae-Rio é a realização em Volta Redonda da etapa estadual das Olimpíadas da Apae. O município tem no currículo a realização da Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência), considerada a maior competição do gênero no Brasil, que na última edição, em dezembro de 2024, reuniu cerca de 3 mil participantes, entre atletas, técnicos e acompanhantes, representando 120 instituições, de 48 cidades de três estados – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – e o Distrito Federal.

“Nós fazemos as Olimpíadas Estaduais das Apaes, que ocorrem de três em três anos, como uma seletiva para as Olimpíadas nacionais, que ocorrem este ano em Brasília. Então procuramos um local para fazer a etapa estadual e vimos em Volta Redonda a parceria ideal para fazermos esses jogos, com os atletas de todas as Apaes do estado do Rio, no mês de julho. E já praticamente fechamos um acordo com a prefeitura para este evento”, disse Márcia.

O prefeito Neto afirmou que todos os projetos trazidos pela Apae-Rio serão avaliados “com muito carinho” e que as propostas com certeza trarão benefícios para a população de Volta Redonda, principalmente para a saúde das mulheres.

“Eu estou aqui com todas as mulheres que entendem de saúde feminina no nosso município. Então tudo que elas disserem para eu fazer, eu faço. Não é à toa que Volta Redonda tem uma saúde que é referência, principalmente por causa do trabalho dessas mulheres que estão aqui hoje”, disse Neto, que agradeceu a escolha do município pela Apae, destacando o empenho do deputado Munir para trazer esses projetos para a cidade. “Nos sabemos da parceria do Munir com a Apae, e todas as vezes que ele apresentar parcerias como essas, que vão salvar vidas, o município de Volta Redonda vai abraçar com toda vontade. Nós queremos salvar vidas, e tenho certeza que estamos dando um passo muito importante para isso”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos