VOLTA REDONDA/ESTADO
A criação do Programa Coluna Reta nos estabelecimentos da rede de ensino público do Estado pode se tornar lei. O projeto foi protocolado pelo deputado estadual Munir Neto (PSD) durante sessão plenária de terça-feira, 14. O Coluna Reta foi criado em 2021 por Munir quando era secretário de Assistência Social em Volta Redonda.
Segundo o deputado, o objetivo é fazer a prevenção e possível tratamento da escoliose idiopática aos alunos da rede estadual de ensino. O programa criado em Volta Redonda foi destinado a crianças e adolescentes de sete a 18 anos, para o diagnóstico precoce e tratamento dos pacientes de forma contínua. Nos casos de indicação cirúrgica, o procedimento visa oferecer qualidade de vida aos pacientes, não só a correção postural, mas a prevenção a tempo de evitar danos aos órgãos.
“O Coluna Reta foi um programa que criamos no município de Volta Redonda, junto com o meu amigo e médico ortopedista Juliano Coelho, e deu super certo. Desde a criação, foram cerca de quatro mil crianças e adolescentes que passaram por triagens. Quatorze delas foram submetidas a cirurgia de correção e mais de 50 encaminhadas para fisioterapia. Queremos levar este projeto, que é um sucesso, para todo estado do Rio de Janeiro”, explicou Munir Neto.
O deputado lembra que no Brasil não existem políticas públicas para a prevenção da escoliose. Para ele, o programa que é referência em Volta Redonda, merece ser compartilhado com outras cidades. Queremos ampliar toda essa rede de cuidado com as pessoas, principalmente com aquelas que mais precisam do Poder Público”, ressaltou.
A causa da escoliose idiopática não é conhecida e atinge milhões de pessoas no Brasil e em todo mundo. A doença provoca o desvio lateral e rotacional da coluna vertebral que acontece no período do estirão do crescimento (9 aos 14 anos). Mais comum em meninas, ela acomete em torno de 4% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando em estágio avançado, causa deformidade estética, falta de ar, limitação para atividades laborais e diversos problemas psicológicos.
MUNIR CONQUISTA PRESIDÊNCIA DE COMISSÃO
Nesta quarta-feira, o deputado Munir Neto assumiu a presidência da Comissão da Criança, Adolescente e Idoso. Em seu primeiro mandato, o deputado vai compor três comissões na Casa Legislativa
Em seu discurso, Munir contou um pouco da experiência adquirida em todos os anos à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social de Volta Redonda, que tem uma ampla rede de serviços e projetos para crianças, adolescentes e idosos e se comprometeu a priorizar o fortalecimento das redes de proteção dos diretos das crianças, adolescentes e pessoas idosas no estado. O parlamentar vai buscar parcerias com o Poder Judiciário, demais órgãos que formam essas redes e que estão responsáveis pela implementação de políticas públicas voltadas a esses grupos da população e entidades beneficentes.
Além de presidir essa comissão, Munir Neto é membro da Comissão da Pessoa com Deficiência e suplente da Comissão de Cultura.