AGULHAS NEGRAS
As chuvas que atingem toda a região Sudeste devem permanecer ao longo desta semana, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão do tempo para o estado do Rio de Janeiro, sobretudo o Sul Fluminense, para esta terça-feira, é de períodos de instabilidade. As temperaturas seguem elevadas, ficando próximas de 30°C. Desde o fim de semana a situação é de alerta, principalmente após o temporal que deixou danos em Volta Redonda e Angra dos Reis.
Nos municípios que compõem a Região das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis), não houve relato de incidentes graves ao longo das últimas horas em virtude das chuvas. Os órgãos de prevenção a sinistros em todas as cidades estão em alerta e acompanham diariamente os relatórios da previsão do tempo.
Em Resende, a perspectiva para esta terça-feira é de precipitações no período da tarde, com índice pluviométrico de até três milímetros. A temperatura oscila ao longo do dia entre 20ºC e 30ºC. O governo municipal informou que a previsão de chuvas para a cidade nos dias 5, 6 e 7, era o total de 90 milímetros. Mas, as precipitações registradas tiveram volume abaixo disso (69,2mm). Segundo a Defesa Civil houve três quedas de muro, sendo dois no bairro Paraíso e um no Santo Amaro. Como medida preventiva a Defesa Civil interditou a residência nº 181, situada na Rua do Amparo.
Em Itatiaia a situação também esta sendo monitorada pela Defesa Civil local. As informações mais recentes são de normalidade em todo o território. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Valdair do Nascimento, durante o fim de semana e até a tarde desta segunda-feira, não foram registradas ocorrências. A previsão do clima para esta terça-feira na cidade é de chuva fraca à tarde.
Para Porto Real, a previsão do tempo é de céu aberto alternando com pancadas rápidas de chuva, à tarde. A máxima deve chegar a 30º C. A Defesa Civil divulgou nesta segunda-feira que houve registro de vias alagadas no Parque Mariana, no domingo. O procedimento de limpeza e manutenção dos bueiros foi realizado por uma equipe da Secretaria de Obras.
E no município de Quatis, a previsão para esta terça-feira também é de chuva ao fim do dia, após períodos de tempo aberto. A mínima na cidade será de 20ºC e a máxima de 30ºC. Com as chuvas no período entre a noite de domingo e madrugada de ontem, ocorreram obstrução de bueiros e de valas laterais em trechos de estradas rurais nas regiões de Falcão, São Joaquim e Morro Grande (a estrada do Morro Grande liga Quatis a Resende, através do distrito da Fumaça). Nestes trechos ocorreu também a enxurrada de lixo e entulho para o meio das estradas. Mas não há nenhum trecho interditado e o escoamento da produção leiteira seguiu normalmente. O prefeito Bruno de Souza determinou que quatro máquinas retroescavadeiras, uma máquina Patrol e dois caminhões fiquem de prontidão permanente para atender possíveis emergências nas estradas rurais do Município. Pelo menos 30 operários estão mobilizados visando atuar nas estradas rurais diante da possibilidade de novas chuvas, entre motoristas, operadores de máquinas e auxiliares.
Na área urbana da cidade, a prefeitura registrou apenas a queda de uma árvore onde se localiza o sistema de captação de água do Rio Paraíba do Sul para o abastecimento da cidade, no bairro Barrinha. A árvore foi retirada e não causou nenhum problema para o abastecimento.