AGULHAS NEGRAS
Os microempreendedores de Resende e Quatis terão oportunidade de esclarecer dúvidas e fomentar seus negócios ao longo desta semana, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Os municípios promovem atividades abertas ao público, destinadas principalmente ao MEI, seja com orientações nos bairros ou palestras.
Em Resende, a Semana do MEI começa nesta segunda-feira, dia 14 e segue até o dia 18, sexta-feira. As atividades serão realizadas no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos, e na Avenida das Mangueiras, no bairro Cidade Alegria. Entre os serviços que serão prestados estão orientações sobre o Documento de Arrecadação do Simples Normal (DAS) e a declaração anual; parcelamento de dívidas, baixa na empresa e orientações sobre a Previdência Social (INSS). Segundo o governo, os atendimentos serão prestados de forma conjunta por equipes da Prefeitura de Resende, da Previdência Social e do Sebrae.
O atendimento será realizado em tendas montadas nos dois bairros: Calçadão de Campos Elíseos: dias 14, 15 e 16, das 10h às 17h. E na Cidade Alegria, em frente ao Destacamento de Polícia Militar (DPO) – dias 17 e 18, das 10 às 17h. “Muitas pessoas começam seus negócios informalmente e não sabem como proceder para abrir uma empresa e regularizar sua situação, passando a ter a possibilidade de emitir nota fiscal e até de prestar serviços para grandes empresas. E é essa oportunidade que a Semana do MEI vem oferecer de forma gratuita e eficiente”, disse Tiago dos Santos Diniz, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Resende.
PALESTRAS EM QUATIS
Na cidade de Quatis a programação da Semana do MEI teve início no dia 8, na Praça Teixeira Brandão, no Centro, com o mutirão de atendimentos disponibilizados por técnicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, do Sebrae-RJ e do INSS. As atividades seguem nesta semana com palestras e oficinas no Centro Administrativo 25 de Novembro: dia 15 – oficina “Sei Vender”, de 9 às 13 horas; dia 16 – palestra “Boas escolhas na vida garantem uma boa oportunidade no mercado”, às 10h, e às 15h na sala do Programa Produtor Mirim, no CRAS do Centro. No dia 17 – oficina “Sei Controlar Meu Dinheiro”, das 9 às 13 horas, e às 19 horas palestra empresarial “Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer”.
Segundo o secretário de Trabalho e Renda de Quatis, Vinícius Lima, “levando-se em conta o número atual de microempreendedores cadastrados pela administração municipal, que passa de 650”, é possível projetar que mais de 2.500 moradores de Quatis sobrevivem graças ao MEI, sendo cada família formada por pelo menos quatro pessoas.