Municípios das Agulhas Negras promovem imunização no Dia D contra a febre amarela neste sábado

2

AGULHAS NEGRAS

O sábado será de vacinação contra a febre amarela em nova edição do Dia D contra a doença – a primeira ocorreu dia 27 de janeiro. Na região das Agulhas Negras, todos os municípios estarão mobilizados, com unidades funcionando a partir das 8 horas.

Em Resende, a imunização ocorrerá entre 8h e 12h, em 28 Postos de Saúde da Família instalados nas zonas urbana e rural do município. Além disso, também haverá vacinação nas unidades básicas da Cidade Alegria, do Manejo e do Jardim Primavera, e no Centro Municipal de Imunização (antigo Posto de Saúde do Estado, localizado em frente ao Colégio Santa Ângela). Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 85% da população de Resende já foi imunizada. Para alcançar esse patamar, a Prefeitura promoveu campanhas maciças de vacinação na cidade, com ampliação do horário de funcionamento de algumas unidades, envio de equipes volantes para indústrias, comércio e locais de grande concentração, além de ter estendido o serviço para a UPA e a Santa Casa de Misericórdia.

A vacinação segue em toda a região com postos abertos a partir das 8 horas

Em Itatiaia, a Secretaria de Saúde anunciou que a imunização será realizada apenas na Estratégia de Saúde da Família de Penedo e na Policlínica Municipal, no Centro, entre 8h e 17h. A diretora de Vigilância e Saúde, Rozimeire Franco, disse que a vacinação acontecerá apenas em duas unidades, pois a cidade já vacinou 85,4% da população. “Até o momento temos 22.207 pessoas vacinadas, o que corresponde a 85,4% da população e estamos trabalhando para atingir 100% dos moradores. No último Dia D, realizado em 27 de janeiro, a procura foi muito pequena, por isso iremos abrir apenas duas unidades de saúde. Esperamos que todas as pessoas que não conseguem comparecer durante a semana para tomar a dose da vacina, porque trabalham em horário comercial, compareçam neste sábado”, informou. Em Itatiaia a dose aplicada é plena e fora do período de campanha o bloqueio vacinal segue nas unidades de saúde, mediante agendamento prévio.

MAIS DE OITO MIL DOSES

Na cidade de Porto Real, a Secretaria de Saúde, realiza o “Dia D” com atendimento em seis unidades de saúde, entre 8h e 17h: Central de Vacina; Policlínico de Fátima e as Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Centro, Jardim Real, Freitas Soares, Jardim das Acácias e Bulhões. A vacinação será feita com dose plena, sem fracionamento. Para receber a vacina é necessária a apresentação da carteirinha, para a devida atualização. “Foi aumentada a quantidade de doses disponíveis nas USF, devido indicação do Ministério da Saúde, já que o estado do Rio apresenta o vírus ativo e é considerado área de risco”, informa a coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio. Segundo a Secretaria de Saúde, desde o início do ano passado até o momento mais de 8,3 mil doses de vacina contra febre amarela foram aplicadas em Porto Real, o que representa uma cobertura de 53% da população alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de 90%.

As doses da vacina são em dose plena nas cidades da região

No município de Quatis, o “Dia D” será realizado das 8 às 14 horas, na Casa da Criança, localizada na Praça Getúlio Vargas (diante da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário). Das cerca de 11.400 pessoas que formam o público-alvo para receber a vacina contra a febre amarela na cidade, mais de dez mil já foram imunizados desde março do ano passado, quando Quatis foi inserida pela Secretaria de Estado de Saúde no circuito de proteção em razão da sua proximidade com Minas Gerais. “A prefeitura reforça o chamado aos moradores ainda não imunizados. Compareçam à Casa da Criança neste sábado para o Dia D de vacinação contra a febre amarela. O Município sempre teve o estoque necessário de doses para atender a população. É importante lembrar ainda que a vacina representa a melhor arma visando evitar a doença”, adverte a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !