Municípios comemoram Dia Internacional da Mulher

0

SUL FLUMINENSE

Domingo, oito de março, Dia Internacional da Mulher. Para marcar a importância desta data, diversas ações serão realizadas ao longo dos próximo dias nos municípios da região.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Em Barra Mansa, a prefeitura irá promover encontros ao longo do mês para abordar o cuidado e atenção com a mulher. Durante este mês, serão promovidas pré-conferências em preparação ao dia 15 de abril, quando acontece a Conferência Municipal da Mulher, ainda com horário e local a serem definidos.

Serão seis pré-conferências que ocorrerão nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em diversos bairros da cidade. Estes encontros são uma promoção da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

O principal intuito é aproximar a sociedade para as questões enfrentadas pelas mulheres, regularmente. Na pauta constam temas como desigualdade social e financeira, o assédio, o preconceito e a violência.

Em Volta Redonda, o município lança no domingo a campanha ‘A Mulher Quer, a Mulher Pode’. A ação é coordenada pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), que vai realizar encontro para apresentação do projeto entre 9 e 13 horas, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni.

Durante o evento haverá palestras e troca de experiências sobre o papel da mulher na sociedade, além de prestações de serviços voltadas para a mulher como massagem, tratamento de beleza e oficina de artesanato. Também haverá apresentações de dança. A entrada é gratuita.

De acordo com a coordenadora do Ceam, Ludmila Aguiar de Assis, aumentar a autoestima e fortalecer a autoconfiança da mulher para atuar no mercado de trabalho é o principal objetivo da campanha. “Precisamos nos mobilizar para fortalecer o papel da mulher na nossa sociedade, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser”, destaca.

Já em Itatiaia, a data será celebrada no domingo e na segunda-feira e conta com uma programação especial. De acordo com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, as atividades serão realizadas na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro e terão início a partir das 17 horas.

No local haverá show com Suzano Cangassu, apresentação do projeto ‘Zumba para Todos’, aferição de pressão arterial e glicose, além de sorteio de brindes.

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres funciona de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas, na Rua Cel José Mendes Bernardes, nº 14, Vila Paraiso. No local é oferecido acompanhamento social, principalmente às vítimas de violência doméstica e o atendimento é feito por profissionais das áreas jurídica, social e psicológica. O telefone de contato para mais informações é (24) 3352-1339.

‘Mulher de todos os tons’

Angra dos Reis, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, preparou uma programação especial que vai durar todo o mês e terá como tema ‘Mulher de todos os tons’. Na agenda estão palestras, eventos esportivos, caminhada e ação social. A realização dos eventos será em parceria com as Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer e Superintendência de Parques e Jardins.

No dia 11, haverá palestra, na Casa Larangeiras. Já no dia 14, a Praia do Anil vai receber as Olimpíadas das Mulheres e, nos dias 17 e 23, terá mais esporte, com as remadas nas praias do Bonfim e das Éguas. A tradicional Caminhada das Mulheres ganhará as ruas do Centro da cidade no dia 31 de março.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também não ficarão de fora da programação e vão receber palestras especiais entre os dias 12 e 31. Na segunda-feira, dia 9, será a vez da Secretaria de Saúde promover um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A ação vai acontecer na Praça Codrato de Vilhena (Papão), no Centro, das 9h às 16h. Haverá aferição de pressão; cadastramento e 2º via do cartão SUS; orientação sobre violência contra a mulher; orientações IST/AIDS/dengue; práticas alternativas com auriculoterapia e reiki (no ônibus da Saúde). O evento ainda contará com corte de cabelo gratuito, com a Clínica Saúde do Cabelo Elisy Hainer, para doação à ONG Laços de Amor, de Volta Redonda, que produz perucas para as pacientes de câncer.
Outra atividade acontecerá na Casa Larangeiras, a partir das 9h. No local haverá uma tenda do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, na qual diversas instituições vão expor artesanatos, panfletos e banners.
A programação da Saúde continuará com a realização de exames de colpocitologia (preventivo), no CEM Centro, com demanda livre após triagem na Praça Codrato de Vilhena, das 11 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Haverá ainda cuidados de beleza na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra do Piraí, por meio do Departamento de Saúde da Mulher, realiza o ‘Mulher em Foco’, evento que acontece neste sábado. A iniciativa ocorre na Praça Pedro Cunha – o Largo da Feira – entre 8 e 12 horas.

O Casarão Cultural de Arrozal, em Piraí, realizará a Semana da Mulher no Casarão Cultural, com palestras, exposição de pinturas e música de viola caipira.

O Casarão Cultural de Arrozal abriu suas portas para visitação pública no início do mês de fevereiro de terça-feira à sexta-feira, das 9 horas às 17 horas, sábados das 16 horas às 21 horas e aos domingos das 10 horas às 13 horas, das com a exibição da exposição permanente de seu acervo histórico-cultural, artesanato e atividades culturais nos finais de semana.

 

Palestras, feira de artesanato, música e show de prêmios

Em Resende, entre as comemorações pela data, o governo municipal preparou palestras com temas de saúde e empoderamento feminino, feira de artesanato, edição especial do “Música na Feira” e show de prêmios. Os eventos celebrativos acontecem em diversos pontos da cidade, buscando alcançar diferentes grupos de mulheres e enaltecer o papel feminino nos mais variados setores da sociedade.

No sábado, a partir de 9 horas, cerca de 50 artesãs estarão com seus trabalhos expostos na Feira de Artesanato, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, na Avenida das Mangueiras Norte, no bairro Cidade Alegria.

A programação diferenciada contará com oficinas a partir de 11 horas, entre elas: Decupagem Geral; Artes em EVA; Flores em Fuxicos; e Cestas com Material Reciclável. Também terá atendimento pela Cruz Vermelha Brasileira. Às 14h, haverá oração e louvor pelo Templo do Avivamento do bairro Boa Vista II. Às 15 horas, será servido chá para as participantes. Às 15h30, está previsto um momento de louvor e oração com a Sociedade de Mulheres da Igreja Metodista da Cidade Alegria. O evento é aberto ao público.

No dia 8, domingo, a partir de 10 horas, o projeto ‘Música na Feira’ volta com uma homenagem: Jam Session – Especial do Dia da Mulher, com Mariana Gomes, Anne Nogueira, Cláudia Martins, Yasmin Silveira e Kika Porto, além de convidadas. A programação ainda contará com o samba de Silvão Total União, forró do Xoxote, rock da banda Garage 443 e o tradicional baile do Quartetum Brasil.

Na segunda-feira, dia 9, o Ambulatório Especializado da Mulher – Drª. Zilda Arns Neumann, conhecido como Casa da Mulher, terá uma ação educativa especial para as usuárias, visando à promoção da saúde feminina. Às 14 horas, será realizada a palestra sobre ‘Saúde da Mulher’ com a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, enfermeira Greice Aparecida Pires de Almeida Vieira Barros. A sede da unidade fica na Rua Pintor Nunes de Paula, número 57, no Centro.

Na próxima quarta-feira, dia 11, a partir de 14 horas, o Centro de Convivência de Idosos (CCI) do bairro Cidade Alegria, ligado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoverá um show de prêmios alusivo ao Dia da Mulher. A atividade é voltada para os participantes do CCI e idosos interessados da região. A tarde comemorativa ainda ajudará a divulgar a nova atividade do Centro: o Grupo de Acolhida, que iniciará neste dia 11. O novo grupo, que deverá funcionar toda sexta-feira, entre 14 e 16 horas, buscará trabalhar a elevação da autoestima e interação social com assuntos variados e de interesse dos participantes.

No dia 13, sexta-feira, haverá palestra sobre ‘Empoderamento Feminino’ para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Maria de Assis Barboza, no bairro Cabral, no turno da noite. A palestra será ministrada pela professora Thays Leal Silva. No último dia 5, quinta, em alusão ao Dia da Mulher, houve exibição do filme ‘Estrelas Além do Tempo’, no período da noite. O longa-metragem retrata a história do auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, protagonizada por uma equipe de cientistas da Nasa, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas.

Corrida Noturna  

Outra atividade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, programada para o dia 7 de março, é a Corrida Noturna, cuja largada acontece na sede da secretaria municipal de Esporte e Lazer, às 19h30min. Os participantes terão um percurso de cerca de 7km e receberão medalhas, além de troféus para os primeiros colocados de cada categoria. O percurso passará pelos bairros Boa Vista II, Boa Vista, Cidade Alegria, Nova Alegria, Jardim D’oeste e Mirante da Serra, retornando para o ponto inicial.

No mesmo dia serão organizados um ‘aulão de zumba’ para adultos, às 19h30min, e uma ‘Corridinha Kids’, para a criançada se divertir e entrar no clima, às 20 horas. As ações ocorrem na sede da Secretaria e as inscrições serão feitas na hora na Avenida Construtor Clemente Barbosa, no bairro Jardim Aliança II.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !