Municípios cadastram universitários para o transporte intermunicipal

0

AGULHAS NEGRAS

Os universitários e estudantes de cursos técnicos, moradores de Itatiaia e Porto Real, matriculados em instituições de ensino fora do município, são convocados para a emissão e/ou renovação da carteirinha de identificação utilizada no transporte coletivo gratuito intermunicipal.

Em Itatiaia, a Secretaria de Administração realiza até o dia 31, o cadastramento para novos alunos neste serviço. A gratuidade é para os estudantes do município que têm aulas em faculdades de Resende, Barra Mansa ou Volta Redonda. Segundo Tiago Diniz, secretário de Administração, o cadastro pode ser realizado de segunda a sexta-feira, no Departamento de Transporte Concedido, situado na sede da Prefeitura, na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro. O atendimento ocorre das 8h às12h e das 13h30min às 17h.

O estudante deve apresentar comprovante de matrícula, cópias do comprovante de residência, carteira de identidade, CPF e do comprovante de renda, além de apresentar duas fotos 3×4. “Os alunos que fizeram o recadastramento já podem buscar a carteirinha de 2018 e aqueles que não realizaram a atualização deverão seguir os mesmos procedimentos dos novos cadastrados, infelizmente terão que entrar na fila novamente”, informa Tiago Diniz, ressaltando que depois de cadastrados, cada novo estudante receberá uma carteirinha que é obrigatória para o embarque. “Aquele que não tiver uma frequência na utilização do veículo será desligado do benefício, pois a procura pelo serviço é grande”, frisa o secretário. Serão disponibilizados nove ônibus para atender a demanda de estudantes durante o primeiro semestre. O trajeto de embarque e desembarque será mantido, o coletivo vai circular pelos principais bairros do município, incluindo a Vila Flórida, Penedo e Maromba.

PAETU

Em Quatis, a administração municipal abriu inscrições para estudantes de ensino superior e cursos técnicos que residem na cidade e são matriculados em instituições de ensino localizadas a partir de 45 quilômetros de distância do município. Por intermédio do Programa Municipal de Apoio ao Ensino Técnico e Universitário (PAETU), a Secretaria Municipal de Educação faz o cadastro de estudantes de cursos reconhecidos pelo MEC. O atendimento ocorre no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, no bairro Bondarowsky, mediante a apresentação de duas fotos 3×4 recente; cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência em nome do morador ou responsável legal. É necessário levar a original e a cópia da declaração de matrícula assinada pelo responsável da respectiva instituição de ensino e informar todos os dados sobre calendário de aulas, horário, turma e série.

O COLETIVO destinado aos estudantes, em Quatis – Foto: Divulgação PMQ

É obrigatório ser morador de Quatis há mais de dois anos e destinar quatro horas mensais, durante o tempo que tiver direito à gratuidade, ao trabalho voluntário. O estudante deve comprovar a renda per capta (por pessoa) mensal de até 265 UFIQS (Unidade Fiscal de Quatis), o equivalente a R$ 7.801,60. “O PAETU se encaixa perfeitamente nesta nossa proposta de trabalho, pois torna realidade um caminho fundamental visando fazer com que os alunos tenham acesso ao transporte entre suas residências e as unidades nas quais se encontram matriculados”, emenda o prefeito Bruno de Souza.

Deixe um Comentário