AGULHAS NEGRAS
As Prefeituras de Resende e Porto Real estão alertando a população sobre tentativas de golpes envolvendo falsos fiscais sanitários. Em Resende, o Serviço de Vigilância Sanitária informou que tomou conhecimento de uma tentativa de golpe em circulação na cidade, onde indivíduos têm se passado por fiscais sanitários para entrar em contato com comerciantes e solicitar vantagens financeiras indevidas. Enquanto em Porto Real, os golpes envolvem falsos agentes comunitários de saúde que estariam abordando moradores em suas residências.
A Prefeitura de Resende destaca que essa prática se trata de um golpe e deve ser imediatamente comunicada às autoridades policiais. “Pedimos a todos os comerciantes que fiquem atentos e denunciem qualquer abordagem suspeita. Lembramos que, durante as ações fiscais realizadas pela Vigilância Sanitária, os fiscais sempre estão devidamente identificados com crachás oficiais e não realizam cobranças em dinheiro ou qualquer outro benefício diretamente no local”, reforça a administração municipal.
O comunicado ainda ressalta que todos os pagamentos relacionados à taxa de fiscalização sanitária ou eventuais multas são feitos por meio de boleto emitido pelo Departamento de Arrecadação Tributária (DAT) do município. “Em caso de dúvidas ou para confirmar a autenticidade de qualquer ação fiscal, os comerciantes e munícipes podem entrar em contato com o Serviço de Vigilância Sanitária pelo telefone (24) 3360-5033 ou pelo e-mail [email protected]”, complementa.
Já a Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre tentativas de golpes envolvendo falsos agentes comunitários de saúde. Pessoas mal-intencionadas estariam se passando por agentes comunitários de saúde na tentativa de entrar nos imóveis e pegar números de documentos de identificação. Eles ligam para os moradores, agendam uma visita. No dia marcado, vão até o imóvel e, após um falso atendimento, pegam os números dos documentos.
O governo municipal orienta a população a não fornecer dados pessoais para pessoas suspeitas se passando por agentes. “Receba em sua casa apenas funcionários devidamente identificados. Confie somente nos canais e números oficiais da Prefeitura”, informa a Prefeitura de Porto Real.