Município lança quatro editais de chamamento público

0

VOLTA REDONDA

A Secretaria Municipal de Cultura abre inscrições para quatro editais do setor cultural. Os artistas interessados podem consultar a publicação através do site da prefeitura para as ocupações dos espaços culturais Zélia Arbéx e Memorial Zumbi dos Palmares, para o concurso do 30º Salão de Humor e para chamamento de artistas para eventos da SMC.

Os editais estão disponíveis em https://bit.ly/2Nlr8di, com prazo de inscrições permanente até o final de 2019, pois contempla desde apresentações culturais até as programações do Natal. Os artistas interessados devem atentar-se para as vagas pretendidas e realizar sua inscrição dentro da data limite para o sorteio de cada atividade.

Desde o ano passado, a programação semanal destes espaços é configurada de forma mais democrática, a partir de um edital que permitem os artistas utilizar os equipamentos culturais com suas propostas.

Este ano os editais de ocupação trazem um diferencial, com a previsão de um apoio financeiro para viabilizar os projetos contemplados com valor para o artista custear as despesas da sua atividade, como passagem e material de divulgação. O município irá disponibilizar 20 mil reais no total para dividir entre os artistas contemplados nos editais de ocupação dos espaços culturais Zélia Arbéx e Memorial Zumbi dos Palmares.

De acordo com a secretária da pasta, Aline Ribeiro, o objetivo é ampliar a participação de artistas regionais nos principais projetos da cidade, valorizando as produções de diversos segmentos culturais, como a dança, cultura popular, artes cênicas, música, cultura urbana, artes visuais, entre outras linguagens. “É uma política cultural muito importante que surgiu das demandas da sociedade por meio do Plano Municipal de Cultura e que a gestão Samuca Silva fez questão de garantir sempre buscando aperfeiçoar os processos. Temos importantes editais de ocupação, fomento e contratação de artistas, cerca de 250 mil em recursos destinados de maneira democrática”, destaca a secretária.

Para ela, é importante a adesão dos artistas da cidade nos editais. “A secretaria de Cultura tem um canal de comunicação aberto para orientação dos artistas, em relação à organização dos documentos e qualquer outra dúvida. Além disso, temos o ‘SMC explica’, que são oficinas realizadas na prática, onde mostramos a direção e o passo a passo de cada edital, cada critério e o que é necessário para realizarem as inscrições nos editais”, explica Aline.

O prefeito Samuca defendeu a valorização, incentivo a cultura e a arte no município. “Estamos colocando a administração municipal a disposição de nossos artistas, valorizando ações em conjunto, projetos e programas que valorizem a arte, colocando Volta Redonda num cenário de maior destaque no desenvolvimento cultural, finaliza o prefeito.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !