PARACAMBI
A cidade inaugurou nesta semana o Canteiro Escola, uma escola do Senai que visa promover a qualificação profissional e a inclusão social. Ao todo, a iniciativa prevê capacitar cerca de 320 alunos por meio de cursos gratuitos. O projeto é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal, a Firjan/Senai, a EGTC Infra e a CCR RioSP.
As inscrições para as próximas turmas deverão ser feitas a partir de novembro. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Paracambi (Avenida Coronel Othon, 345, Centro), com RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de uma carta declarando baixa renda (via CadÚnico).
Essa é a primeira unidade desse tipo que nasce com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico e consolidar o município como referência de inovação na região. As primeiras turmas foram compostas exclusivamente por mulheres em situação de vulnerabilidade social, com formação para Pedreira de Alvenaria Estrutural e Carpinteira de Obras, profissões tradicionalmente ocupadas por homens.
A nova escola está instalada em um espaço anexo ao canteiro principal das obras das novas pistas da Serra das Araras, projeto executado pela concessionária CCR RioSP, em parceria com a EGTC Infra, construtora responsável pelo trecho. A ideia é que o espaço se torne um centro de referência para a capacitação de mão de obra industrial, preparando a população para novos postos de trabalho em alta na região.
O prefeito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano, comentou sobre a geração de empregos, especificamente na obra da Serra das Araras. “Fomos testemunhas de como essa obra impulsionou nossa economia. Mas percebemos que, embora tenha gerado muitos empregos, a maior parte das vagas foi ocupada por homens. O Canteiro Escola é uma ótima oportunidade de qualificar as mulheres do município e direcioná-las para o mercado de trabalho”, destaca.