BARRA DO PIRAÍ
Apesar de não poder fazer festa de aniversário da cidade, por causa da pandemia, Barra do Piraí celebra seus 131 anos, completados neste dia 10, comemorando as conquistas que o município vem obtendo. Segundo o prefeito Mario Esteves (Republicanos), quando assumiu o cargo em 2016, a prefeitura tinha aproximadamente R$ 80 milhões em dívidas e com hospitais em colapso, mas agora a realidade é diferente. De acordo com ele, isso acontece graças a um trabalho duro sem politicagem.
Mario Esteves detalhou alguns dos êxitos que são motivo para se comemorar nesse aniversário, como por exemplo, a construção de 20 escolas da rede municipal, que é o maior investimento já feito no setor; a reconstrução da antiga Casa da Juventude, cujo prédio funciona como abrigo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; e a inovação na iluminação da cidade, tornando Barra do Piraí o primeiro município do estado a contar com um parque de iluminação pública 100% LED.
Houve ainda a reconstrução de todo o prédio da Casa de Caridade Santa Rita de Cássia, a Nova Santa Casa, desde o piso até o telhado, passando por todos os andares, alas, enfermarias e centros cirúrgicos, setores como ortopedia, laboratório etc. Além da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), substituindo o antigo Polo de Emergência, que tinha estrutura e atendimento precários.
A cultura também não ficou fora dos investimentos. A prefeitura vem construindo a Casa de Cultura Orlando Pimentel, em parceria com a MRS. O polo está sendo erguido no prédio da antiga estação ferroviária, bem no Centro de Barra do Piraí, numa área que durante décadas ficou abandonada, mesmo tendo importância crucial como patrimônio histórico-cultural do município.
Outro investimento voltado para os animais da cidade. Mário Esteves lembrou da implementação do Castramóvel, projeto pioneiro no estado do Rio em termos de promoção e defesa dos animais. Já foram mais de oito mil animais atendidos no veículo, que percorre todos os bairros e distritos barrenses; além disso, foi construído o Lar de Passagem São Francisco de Assis, destinado a animais doentes e idosos, que estejam impedidos de viver nas condições de cães comunitários.
“É claro que este ano vivemos um momento atípico, de pesar, em que o Brasil está perto de atingir a marca de 300 mil mortos pela Covid-19. Isso tudo nos deixa bastante consternados, tristes, ao passo em que também aumenta a responsabilidade de intensificar os esforços para que mais vacinas cheguem mais rápido até a cidade. Então, é um 10 de março diferente, sem desfile cívico, sem gente nas ruas, mas com o coração cheio das boas recordações daquilo que construímos em quatro anos, no primeiro mandato, e do que ainda faremos. Pegamos uma cidade falida, com mais de R$ 80 milhões de dívida consolidada e hoje somos uma das únicas prefeituras com a folha dos servidores rigorosamente em dia, pagamentos, serviços etc. Deixaremos um legado em diversas áreas e, ainda que o momento seja difícil, mantemos 100% de foco na solução e na certeza de que vamos superar”, finalizou Mario Esteves.