Município comemora aniversário com show de Zé Ramalho

0

PARATY

O município completa amanhã 353 anos e, para comemorar, haverá shows, missa e o tradicional corte de bolo, além de shows com Zé Ramalho.

Às 10 horas, haverá comemoração dos 102 anos da Capitania dos Portos, às 13 horas acontece recreação na Praça da Matriz, em seguida, às 14 horas, acontece à celebração do título de patrimônio mundial. A noite, as 19h30min, será realizada missa solene na igreja matriz, em seguida, às 21 horas, haverá corte do bolo, finalizando a programação, as 22h30min, show com Zé Ramalho na Praia do Pontal a entrada é franca.

Paraty conquistou sua emancipação através de uma revolta popular em 1660, reconhecida por meio da Carta do Rei Dom Affonso VI, datada de 28 de fevereiro de 1667, dando-lhe o nome de Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty.

Esses acontecimentos aceleraram o desenvolvimento comercial, o plantio de cana-de-açúcar e fabricação de aguardente e açúcar. Dados mostram que Paraty foi o primeiro município brasileiro a obter sua emancipação político-administrativa, por meio de revolta popular.

Estes fatos coincidem com a “Revolta da Cachaça”, quando Portugal proibiu a fabricação de aguardente no Brasil.

Títulos conquistados por Paraty

1667 – ‘Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty’

1813- ‘Condado’

1844 – ‘Cidade’

1966 – ‘Monumento Histórico Nacional’

2013- ‘Festa do Divino Espírito Santo de Paraty – Patrimônio Cultural Brasileiro’

2017 – ‘Cidade Criativa pela Gastronomia – Unesco’

2019 – ‘Patrimônio Misto da Humanidade – Unesco’

 

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !