Município amplia atendimento de pacientes de alta complexidade

1

ITATIAIA

Em funcionamento desde julho o Núcleo Interno de Regulação da Secretaria de Saúde de Itatiaia já assistiu 130 pacientes. O órgão que funciona no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia, realiza o agendamento de exames, consultas e cirurgias de alta complexidade que não são oferecidos pelo município em Unidades Especializadas em outras cidades. Além das consultas e exames também são agendadas cirurgias ortopédicas, do cérebro e oncológicas.

Um balanço realizado pelo NIR apontou que de julho a outubro foram realizadas 47 internações em UTIs, 30 agendamento de cirurgias ortopédicas distribuídas entre o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e os Hospitais Estaduais de Traumatologia  das cidades de  Paraíba do Sul e de Nilópolis, uma transferência para o Centro de Tratamento de Queimados, um transferência para  tratamento no Instituto Estadual do Cérebro e 60 consultas e exames, nas áreas de tomografia, Ecodopler, ressonância e colangiopancreatografia retrógrada (CPRE). “A partir do encaminhamento médico, nós cadastramos no sistema os pacientes internados no Hospital Municipal que aguardam para fazer os procedimentos. Esse cadastro é feito no Sistema Estadual de Regulação, ou seja, através desse contato nós tentamos uma vaga para atendimento em outro município ou no Rio de Janeiro. Assim que a vaga é localizada, somos comunicados e logo providenciamos a transferência do paciente”, explicou a coordenadora do NIR, Jacira Amado.

Sobre o trabalho no NIR em Itatiaia, a coordenadora explicou que a implantação fez uma diferença muito positiva para a cidade. “O núcleo contribuiu para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Hoje todos os núcleos de regulação dos hospitais estaduais e federais sabem do trabalho realizado aqui e isso facilita muito na hora de fazer qualquer contato para vaga de atendimento. Temos exemplo que através dos contatos com a  Central Estadual foi agilizado todo o processo para conseguirmos uma vaga”, ressalta Jacira Amado. Além da coordenadora geral, a equipe do NIR conta ainda com médico, assistente social, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente administrativo e motorista.

ENCAMINHAMENTO

O secretário de Saúde, Nilson Rodrigues Neves, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo NIR. “O trabalho realizado pelo Núcleo Interno de Regulação tem sido de uma importância muito grande para Itatiaia. Ele tem contribuído com o encaminhamento dos nossos pacientes de alta complexidade para tratamento em hospitais de referência. Esse contato do NIR com o Sistema de Regulação do Estado ajuda na redução do tempo de busca de tratamento para o paciente e também muitas vezes no tempo de internação, uma vez que recebem o tratamento assim que conseguimos a vaga. Isso nos dá mais tranquilidade”, finaliza o secretário.

 

 

1 comentário

Deixe um Comentário