BARRA DO PIRAÍ
Está suspensa a testagem em massa contra o Covid-19 que aconteceria neste fim de semana no município. O motivo é que vazaram informações nas redes sociais de uma suposta seleção de moradores que participariam do processo.
De acordo com o prefeito Mário Esteves, os testes serão feitos na próxima semana. “A aplicação desses 1,1 mil testes estava prevista para o próximo fim de semana, no entanto, um dos colaboradores voluntários vazou informações numa rede social. Mesmo acreditando que não tenha havido má fé, entrei imediatamente em contato com a Promotoria do Ministério Público, a fim de preservar a lisura do processo, e decidi adiar para o fim de semanas dos dias 8, 9 e 10 de maio”, explica Mário informando que a pesquisa é científica, feita por uma empresa de referência, em São Paulo, com única e exclusiva finalidade de, por amostragem, traçar um mapa da pandemia a nível local. Os voluntários que convocamos são importantes, pois estão auxiliando no agrupamento dos grupos de pessoas, em nichos divididos por sexo, idade e bairro.
Ainda de acordo com o chefe do executivo, a cidade conta com dois processos principais em andamento no sentido de mapear a realidade da pandemia do novo coronavírus. “O primeiro, é o protocolo na Emergência, de testagem de todos os pacientes que apresentarem sintomas de gripe aguda, suspeitos de caracterizarem um quadro da Covid-19. Esse protocolo é aplicado na Santa Casa. O outro processo é o da pesquisa por amostragem, que vai testar 1,1 mil pessoas, aleatoriamente, assintomáticas ou não, em bairros de toda a cidade. O objetivo, como já dito, é o de montar um estudo científico, matemático e estatístico, que projete o real cenário do vírus no município”.
Atualmente, a prefeitura não dispõem de um quadro de Atenção Básica amplo, que poderia auxiliar tais serviços de maneira mais rápida; possui cobertura de apenas 24,86% na Estratégia de Saúde da Família (ESF), e 46% na Atenção Primária. Portanto, firmou tais elos em mais de 45 bairros para chegar a aos testes em pessoas assintomáticas, formando mais uma prevenção e buscando um norte a mais ao exitoso isolamento social, método adotado no município em seus mais de 100 mil moradores.