Mulheres terão atendimento neste sábado nas unidades de saúde em Resende

0

RESENDE

 

Profissionais de saúde do município estarão envolvidos em uma importante ação voltada à saúde da mulher de todas as idades neste sábado, dia 7, e no próximo dia 21. A Secretaria de Saúde estará realizando o atendimento para exames preventivo a fim de prevenir ou identificar precocemente casos de câncer de colo de útero e de mama. O atendimento será realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF), nos horários das 8 às 16 horas.

De acordo com a Superintendente de Atenção Básica em Saúde, Cácia Osório, a ação acontecerá no dia 7 de julho, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Cidade Alegria, Manejo e Jardim Primavera, nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) da Cidade Alegria, Jardim Alegria, Liberdade, Nova Alegria e Itapuca, além da Clínica da Família. Já no dia 21, os procedimentos serão disponibilizados nos postos do Programa Saúde da Família da Liberdade, Vicentina, Surubi Velho, Novo Surubi, Paraíso, Jardim Alegria e Itapuca. “Os exames serão oferecidos a todas as mulheres, sem limite mínimo ou máximo de idade. Para realizar o procedimento, a interessada deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa, levando o cartão SUS”, disse Cácia Osório, lembrando que mulheres grávidas ou que estão em período menstrual não poderão fazer o exame preventivo, já que as circunstâncias poderão alterar o diagnóstico.

A Superintendente de Atenção Básica ressalta ainda que os exames, tanto o preventivo de colo de útero como o de palpação das mamas, são fundamentais para a saúde da mulher, já que ajudam a identificar doenças que podem ser plenamente tratadas quando o diagnóstico é feito precocemente. “Quando o tratamento é feito no início, é possível impedir o desenvolvimento da doença em quase 100% dos casos. Por isso é tão importante que o exame, que é rápido, simples e indolor, seja feito periodicamente e faça parte da rotina de todas as mulheres”, finaliza Cácia Osório.

OCORRÊNCIAS DAS DOENÇAS

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o responsável pelo maior número de mortes de mulheres por câncer no Brasil e no mundo. É o tipo de câncer mais comum depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

Atendimento às mulheres acontecerão aos sábados, nos dias 7 e 21 de julho – Ascom Resende

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Já o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e o quarto mais letal. Ele é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.