Mulheres em situação de violência recebem apoio multidisciplinar por meio do Ceam de Barra Mansa

Unidade já realizou cerca de 2.800 atendimentos nos últimos nove meses

Por Roze Martins
imagem do whatsapp de 2025 06 11 à(s) 08.16.28 3b65c765

BARRA MANSA

O Centro de Atendimento Especializado à Mulher (Ceam), que integra a Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa (SMASDH), segue realizando atendimentos multidisciplinares para mulheres que enfrentam diversos tipos de violência. Em mais de um ano de funcionamento, a unidade atingiu resultados importantes no acolhimento e proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo suporte psicológico, social e jurídico para as vítimas de algum tipo de violência e garantindo acompanhamento em diversas frentes de assistência.

“Nos últimos três meses, nossas assistentes sociais realizaram 175 atendimentos de vítimas, 268 com nossa equipe jurídica, 370 com orientadora social e 86 com psicólogas, totalizando 899 atendimentos especializados e individuais. Foram cerca de 2.800 atendimentos nos últimos nove meses. Essas situações afetam profundamente a autoestima e a autoconfiança, dificultando que as mulheres se sintam seguras e valorizadas”, destacou a psicóloga e diretora de Direitos Humanos da unidade, Tamires Ferreira.

A profissional ainda pontuou que a maior parte das mulheres atendidas tem entre 21 e 50 anos e sofre principalmente de violência múltipla, ou seja, quando mais de um tipo de violação acontece simultaneamente. “Em junho, nós também realizamos capacitações com nossas funcionárias de diversas áreas, incluindo o Centro LGBTQIA+, a fim de alinhar o objetivo de cada dispositivo da Assistência e suas singularidades, com o objetivo de apresentar as atualizações na interpretação da Lei Maria da Penha e preparar as profissionais para um atendimento inclusivo, humanizado e acolhedor – acrescentou Tamires.

Segundo a secretária da Pasta, Joseane Ricarte, o Ceam oferece um espaço acolhedor de escuta, apoio emocional e orientação, ajudando as mulheres a reconstruírem sua autoestima, reconhecerem seu valor e fortalecerem sua confiança, para que possam buscar uma vida mais segura e digna.

“O equipamento funciona como porta de entrada especializada para atender a mulher em situação de risco na rede de atendimento, além de ser essencial na política de enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo acolhimento, apoio psicossocial e orientação jurídica, além de intermediação com outros serviços e órgãos públicos”, enfatizou.

Para facilitar o acesso, o atendimento pode ser solicitado por meio de várias portas de entrada, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), hospitais, postos de saúde e delegacias. O Centro de Atendimento Especializado à Mulher (Ceam) está localizado dentro da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), na Rua Oscar da Silva Marins, 252, no Centro de Barra Mansa.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O contato pode ser feito pelo telefone (24) 3512-5692 e pelo WhatsApp (24) 99883-7307. O telefone 0800-242-4444 também recebe denúncias.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos