>
renascer ead digital

Mulher relata melhora da filha atendida pelo Capd de Volta Redonda

Patrícia Celestino, de 47 anos, é acompanhada desde a adolescência pelo Centro-Dia para Pessoa com Deficiência, onde frequenta três vezes por semana

Por Tânia Cruz
mulher relata melhora da filha atendida pelo capd de volta redonda adriana cópio secom
728x90 refis

VOLTA REDONDA
Um lugar cercado de acolhimento que proporciona a construção da autonomia e a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Esse é o Centro-Dia para Pessoa com Deficiência (Capd) de Volta Redonda, vinculado ao Departamento de Proteção Especial (DPES), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).
Nesse lugar, Patrícia Aparecida Celestino é atendida desde os 17 anos. Ainda na infância, ela foi diagnosticada com deficiência intelectual. Boa parte de sua vida está retratada no centro-dia, através das oficinas que ela participa; uma das suas preferidas é a de reciclagem. “Gosto de fazer ‘canudinho’, de pintar boneca e fazer ‘rodinha’. Aqui tenho muitos amigos. Aqui eu faço capoeira e uso o computador. Me sinto muito bem aqui, fico feliz quando venho pra cá”, fala Patrícia.
A mãe, Eva Aparecida de Souza, comentou que conheceu o Capd através da Smas, e que percebeu melhorias significativas em sua filha. Ela explicou que Patrícia, apesar de ter 47 anos, possui a mentalidade de uma criança, não percebendo que é uma mulher adulta. “Ela é atendida aqui há quase 30 anos. Ela tem um retardamento mental leve, mas graças a Deus ela apresenta melhoras. Antes do Capd era pior, principalmente o comportamento dela. Agora ela é bem mais tranquila, tudo que pede a ela, ela faz. Patrícia tem facilidade em fazer novos amigos também e não se esquece das pessoas que ama”, comentou Eva.
UMA DAS MELHORIAS
Uma das melhorias também é em relação à escrita, conforme detalhou a mãe: “Ela não assinava, agora ela já escreve o nome dela todo, ela escreve o meu nome, o nome do pai dela. E isso ela não fazia antes de entrar no Capd, ela tinha dificuldades em segurar uma caneta. Patrícia também gosta muito de desenhar”, disse.
Patrícia frequenta o Capd três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras. A unidade oferta alimentação, café da manhã, lanchinho, almoço e lanche da tarde. “A maior felicidade dela é vir para o Capd, ela gosta muito dos amigos, da comida, dos professores. Na pandemia da Covid-19, que era necessário o isolamento social, ela ficou muito triste, e assim que as atividades retomaram em 2022 foi a maior alegria dela”, finalizou a mãe Eva de Souza.
A história da Patrícia faz parte da série “Gratidão Não Prescreve”, da Prefeitura de Volta Redonda, que apresenta relatos de pessoas que são gratas pelo atendimento e acolhimento recebidos, ao utilizarem algum serviço ou participarem de programa ou projeto ofertado pela administração municipal.
O CAPD
O Centro-Dia para Pessoa com Deficiência Lucas José Villela Braga, localizado no bairro Jardim Paraíba, atende adultos do município com deficiência física, sensorial, intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e múltiplas deficiências, com idade entre 18 e 59 anos.
Cerca de 100 usuários são atendidos semanalmente na unidade, que oferece atividades coletivas e, quando necessário, individual, utilizando diferentes estratégias para a oferta de trabalho ocupacional, a fim de possibilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, autonomia e independência.
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, pedagoga, assistente social, educadores físicos e fisioterapeuta.
O trabalho tem o foco no desenvolvimento do usuário e no acolhimento à família, considerando a sobrecarga decorrente do cuidado com a pessoa com deficiência, muitas vezes dependentes de cuidados de vida diária e vida prática do cotidiano.
A unidade oferece aos usuários oficina de mosaico, bijuterias, cerâmica, reciclagem, pintura, marcenaria, colagem com jornal, além de atendimentos de psicomotricidade, coordenação motora ampla, informática e capoeira.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos