VOLTA REDONDA
Na manhã desta terça-feira, dia 1º de julho, agentes da 93ª Delegacia de Polícia (DP) coordenados pelos delegados Dr. Vinicius de Mello Coutinho e Dr. José Carlos Pereira Neto, diligenciaram até o endereço localizado na Rua Sebastião Aristides dos Santos, no Santa Cruz, a fim de dar cumprimento a mandado de busca e apreensão referente a ‘Operação Rastreio’.
Na residência foram encontrados 147 aparelhos diversos sem origem comprovada e na posse de uma mulher, que não teve a idade divulgada, para uso particular havia um aparelho Apple iPhone com registro de roubo.
Diante do fato, ela, bem como os aparelhos encontrados na residência foram encaminhados para a 93ª Delegacia de Polícia (DP) onde o caso foi registrado.
A operação
A Operação Rastreio é uma ação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro com foco no combate ao roubo, furto e receptação de celulares. Iniciada em maio de 2025, a operação já resultou na recuperação de mais de 2.300 aparelhos, incluindo 599 somente no chamado “Dia D”, realizado em 1º de julho. A iniciativa mira estabelecimentos que armazenam, desbloqueiam e revendem celulares sem origem comprovada, muitas vezes adquiridos com notas falsas ou sem documentação. Mais de 100 pessoas foram presas desde o início da operação. Proprietários que compraram celulares irregulares estão sendo intimados a devolver os aparelhos em até 72 horas, sob pena de responder por receptação.
A ação também conta com o aplicativo Celular Seguro RJ, criado para ajudar no rastreamento e recuperação de dispositivos furtados.