BARRA DO PIRAÍ
Na quinta-feira, 24, dois cães da raça pitbul fugiram de uma residência do bairro Santo Antônio, causando pânico nos arredores de uma escola municipal. Moradores denunciaram a Superintendência do Bem-estar do Animal (Sepet), órgão da prefeitura, que nesta sexta-feira foi ao local. Uma mulher foi presa após diligência por maus-tratos aos animais.
Foram constatadas irregularidades que configuram maus-tratos, além do fato de terem sido encontrados filhotes de pitbul no interior da residência. Ela teria informado a funcionários da Sepet e da Guarda Municipal que a intenção inicial dela e do marido era vender a ninhada, mas teriam mudado de ideia e decidido doar.
A mulher foi conduzida à 88ª Delegacia de Polícia e enquadrada na Lei Sansão, em vigor desde 2020. Ela aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos. O crime passou a ser punido com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano, além de multa.
Existe também uma lei estadual, que proíbe a circulação sem focinheira, em locais públicos, de pitbulls e outros cães considerados ferozes. Há ainda legislações que estabelecem que animais dessa ração devem ser castrados, a partir dos seis meses de idade, e o casal de cachorros adultos encontrados na casa da tutora não estavam esterilizados – tanto que haviam reproduzido, recentemente.