Mudanças em seções e início da biometria geram filas e reclamações

0

BARRA MANSA/VOLTA REDONDA

A votação seguiu tranquila e sem grandes problemas nos principais colégios eleitorais da região. Porém, em alguns colégios eleitorais filas foram registradas por conta de remanejamento de zonas e também pelo voto por biometria pela primeira vez por alguns eleitores. Mesmo os que não compareceram ao fórum para cadastramento tiveram os dados enviados pelo Detran, que enviou os dados biométricos, para confirmação durante a votação.

No bairro Vista Alegre, houve mudanças de zonas eleitorais, todas as seções da Escola Municipal Eliete de Oliveira Ferreira, foram transferidas para o Colégio Municipal Padre Anchieta, no mesmo bairro, a mudança, gerou filas e alguns transtornos aos eleitores.  A dona de casa Marlete Dias, 38 anos, não sabia de tais mudanças. “Soube na véspera que haveria tais mudanças de seção, vi pela TV, mas deveriam ter avisado melhor e com antecedência, tem muita fila e muita gente perdida e desinformada”, destaca.

O metalúrgico Josiel Oliveira, 24, também reclamou de tais mudanças. “Na minha antiga seção não havia filas, aqui já estou há mais de 40 minutos esperando, o colégio é pequeno e tem muita gente pelos corredores. Não gostei da mudança”, avalia.

No Sesc, outro local de votação de Barra Mansa, a fila estava muito grande. Paulo Sérgio Françoso de Ávila disse a tarde que era a segunda vez que tinha ido votar, de manhã não conseguiu por causa da fila. “Agora a tarde fiquei mais de uma hora para conseguir votar”, disse. Outro que não sabia o motivo da demora era Borges da Silva Júnior. “Nunca foi assim, a seção sempre foi tranquila”, destacou.

Durante a votação, quem teve os dados importados pelo Detran precisou fazer a confirmação da digital na hora pelos mesários. A determinação do Tribunal Regional Eleitoral é que fossem feitas quatro tentativas da leitura biométrica, para depois, se não desse certo, o presidente de mesa, autorizar. Muitas pessoas não confiaram nas mudanças, o que gerou suspeita de fraude.

Tranquilidade

O administrador de prédio, do Colégio Estadual Boa Vista na Região Leste, em Barra Mansa, Paulo Sérgio Reis, informa que na seção tinham algumas urnas com o sistema de biometria, que ainda não é obrigatório na região. “Não tivemos nenhum tipo de problema, quase sete mil eleitores votam na escola e está tudo sob controle. A biometria está em fase de testes, gera alguma fila, mas tudo dentro da normalidade”, citou o administrador.

Outro administrador, José Roberto de Almeida, do Colégio João XXIII, considerado um dos maiores colégios eleitorais, também destaca a tranquilidade. “Em eleições municipais costumam tem mais problemas, até mesmo de boca de urna, e candidatos mais exaltados. Essas não, são mais tranquilas”, citou.

Ele ainda informa que acessibilidade também marcou presença nesse primeiro turno. “Há funcionários treinados para ajudar o eleitor portador de necessidades especiais, já auxiliamos um surdo, através do fone de ouvido”, destaca.

Exemplo

A aposentada Aparecida Damasceno, 75 anos, não precisa mais votar, já que a obrigatoriedade vai até os 70 anos. Mas faz questão de praticar o ato de democracia. “Não preciso, mas considero necessário votar. Se quero alguma mudança, preciso contribuir de alguma forma que é o votando”, aponta.

Juiz menciona grande número de candidatos e biometria como fatores para filas

Ao A VOZ DA CIDADE, o juiz da 94ª Zona Eleitoral, Antonio Augusto Gonçalves Balieiro Diniz, resumiu que a eleição foi tranquila, embora alguns fatores tenham causado um pouco de embaraço. Ele citou o fato de serem muitos candidatos escolhidos e também da biometria. Foram importados cerca de 2,4 milhões dados, mas houve a necessidade de confirmação dos dados, além do que outras pessoas fizeram o cadastramento biométrico também hoje. “O mundo gira em torno da tecnologia e a biometria é o futuro. Todos têm sua própria digital, o que evitará voto por duplicidade e pessoas votando por outros eleitores, além de facilitar no futuro o processo. O TRE importou os dados do Detran e hoje eles tiveram que ser confirmados através da biometria. Não houve pré-autorização para poder importar esses dados porque é de interesse público trazer os dados ao TRE, mas é importante frisar que todos foram confirmados”, contou.

BOCA DE URNA E APARELHOS TROCADOS

Segundo informações da 94ª Zona Eleitoral uma urna apresentou problema durante a eleição e foi substituída. Na 91ª Zona Eleitoral duas urnas tiveram que ser trocadas. Ninguém foi detido em Barra Mansa por fazer boca de urna.

 

 

 

Deixe um Comentário