MPRJ e PM deflagram operação para prender traficantes que atuam em condomínio

0

VOLTA REDONDA
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realiza, nesta quinta-feira, dia 7, uma operação em Volta Redonda para prender 13 integrantes de uma facção criminosa voltada para o tráfico de drogas que atua no bairro Três Poços, mais especificamente na região do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. O grupo é vinculado à facção criminosa Terceiro Comando Puro. Oito pessoas foram presas até o momento.
A operação está sendo conduzida pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
VÁRIOS TIPOS DE ARMAS
De acordo com a denúncia, o grupo emprega diversos tipos de armas de fogo para controlar o tráfico de drogas nas imediações do condomínio e utiliza adolescentes para a realização de suas práticas criminosas, que incluem homicídios de integrantes de facções rivais, confrontos armados com forças de segurança e outros bandos criminosos, construção de barricadas em vias públicas e atos de ‘justiçamento’ contra pessoas que agem de forma contrária às suas determinações. Existem, também, indícios que demonstram que o bando impôs domínio territorial na região onde opera, sendo necessária, por exemplo, a autorização de seus líderes para que eventos sejam realizados no local.
DIVISÃO DE TAREFAS
A associação criminosa é marcada por uma clara e organizada estruturação e divisão de tarefas nas seguintes funções: a liderança local, com gestão do esquema criminoso, a proteção de pontos estratégicos das comunidades, com o porte ostensivo de armamentos, o recolhimento, contabilidade e repartição dos lucros obtidos de forma delituosa, o armazenamento, transporte, preparo e venda das drogas, e o monitoramento de pontos estratégicos da sua localidade de atuação, com o objetivo de alertar aos demais membros sobre eventual presença das forças de segurança pública e de ‘inimigos’ de outras facções.
Além das prisões, serão cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos denunciados em Volta Redonda, Pinheiral e em Senador Camará, na capital.

MULHER PRESA
Uma das prisões divulgadas foi de uma mulher, de 32 anos, no bairro Mariana Torres, em Volta Redonda.
Durante o cumprimento de mandado na residência, que fica na Rua J, foram apreendidos uma balança de precisão, um celular, uma base de rádio comunicador, dois carregadores de 9mm, uma pistola 9mm de numeração suprimida, além de uma quantidade de maconha.

Ela foi encaminhada para a 93ª Delegacia de Polícia (DP) para as medidas necessárias.

Deixe um Comentário