RIO / BARRA DO PIRAÍ
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ/MPRJ), e em parceria com a Polícia Civil, por intermédio de sua Corregedoria Geral, deflagrou nesta quinta-feira (03/12), operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, com quebra de sigilo de dados de aparelhos eletrônicos, contra seis denunciados – cinco deles policiais civis – pela prática de extorsão, com a cobrança de propinas de proprietários de veículos envolvidos com algum tipo de irregularidade. Um dos investigados é de Barra do Piraí. A ação conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).
Relata o MPRJ que, no ano de 2015, os denunciados praticaram crimes, inclusive dentro da própria sede policial – a 28ª Delegacia, no bairro de Campinho, zona Norte do Rio. Atuavam com ameaça e/ou restrição de liberdade das vítimas, se utilizando, para tanto, de seu aparato funcional. Viaturas e armas, além da citada delegacia, foram utilizadas para que conseguissem lograr êxito nos crimes.
Cabe ressaltar que as investigações que resultaram em denúncia e na operação desta quinta-feira (03/12) tiveram origem em acordo de colaboração premiada homologado pela 1ª Vara Criminal Regional de Jacarepaguá.