Motorista é flagrado transportando animais silvestres na Via Dutra

0

BARRA MANSA

A equipe da 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizando fiscalização relativa à Operação Rota Segura 2019, no Km 287 da Dutra, posto PRF de Floriano, deteve um motorista, de 52 anos, transportando animais silvestres.

Segundo a PRF, às 11h55 de ontem, a equipe abordou um veículo Toyota/Corolla, com placas de Areias/SP. Foi observando que havia algo coberto por um lençol, no banco traseiro. Ao retirar o pano foi constatado tratar-se de uma gaiola contendo dois pássaros silvestres da espécie “Sporophila caerulescens”, nome vulgar “coleirinho”. Questionado, o condutor do veículo alegou ser criador; mas, foi observado que uma das aves, a fêmea, não estava anilhada, enquanto o macho possuía anilha, tendo o condutor apresentado licenças para transporte, onde não coincidiam os números da anilha do pássaro macho, nem as espécies, e com datas expiradas.

“Em revista no interior do veículo, no porta-luvas, foram encontradas outras licenças para transporte com datas expiradas, algumas inclusive em nome de terceiros”, disse a PRF.

Diante das constatações, o indivíduo foi detido e, por ser crime ambiental de menor potencial ofensivo, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência da PRF (TCO). As aves silvestres foram apreendidas, contando com o apoio importantíssimo da Agência do Meio Ambiente de Resende(AMAR) através do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Resende. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem na Serrinha do Alambari, em Resende; o indivíduo, após assinar o termo se comprometendo, foi liberado para responder o processo em liberdade.

Deixe um Comentário