ANGRA DOS REIS
Na terça-feira, 16 de julho, aconteceram duas oficinas de mapeamento participativo que integram o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Angra dos Reis. As ações visam principalmente à incorporação do conhecimento da comunidade sobre o território onde vivem, apontando cenários de perigo e de vulnerabilidade, além de buscar possíveis soluções quanto aos deslizamentos.
Na parte da manhã, a partir das 8 horas, o Colégio Estadual Arthur Vargas (CEAV), no Centro, recebeu a primeira oficina, voltada aos moradores dos Morros do Santo Antônio e Caixa D’água. Mais tarde, às 13h30min, foi iniciada na Escola Municipal Regina Célia, no Morro do Carmo, a segunda e última oficina do dia. Ambas as ações contaram com a participação de moradores, profissionais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Defesa Civil, que trocaram informações sobre o trabalho e as localidades.
As oficinas que estão sendo realizadas constam da segunda fase do PMRR. O plano tem previsão de conclusão marcada para setembro de 2025, e conta com cinco etapas: planejamento da execução, mapeamento de risco, plano municipal de redução de risco, levantamentos complementares, sumário executivo e devolutivas.
O PMRR é coordenado pelo Departamento de Mitigação e Prevenção da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades.