Morre padre da Paróquia São José em Itatiaia

0

ITATIAIA

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, dia 27, o Padre João Solak, pároco da Paróquia São José de Itatiaia. O reverendíssimo estava internado em um hospital de Resende desde o último dia 11 devido a complicações cardiorrespiratórias e morreu em decorrência de insuficiência respiratória. A Prefeitura de Itatiaia lamentou, com profundo pesar, o passamento do pároco.

Segundo informações da Paróquia São José, o velório do padre João Solak, que fazia parte da Congregação dos Ressurreicionistas, terá inicio às 19h30min, desta quinta-feira, na Igreja Matriz São José. A missa exequial  será no sábado, dia 29, às 9 horas presidida por Dom Luiz Henrique da Silva Brito, seguida do sepultamento.

A Prefeitura manifesta sua solidariedade à família e à Paróquia por tão grande perda. A administração municipal decretou luto oficial de três dias pelo falecimento.

HISTÓRIA

O padre João Solak nasceu na cidade de Roztoka (Polônia) no dia 04 de abril de 1945. Ingressou ainda jovem na Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo a experiência de buscar cooperar com o ideal de renovação da sociedade através da formação de homens novos, ideal herdado de seu fundador o Servo de Deus Deodato Janski. Professou os primeiros votos no dia 15 de agosto de 1962.

Foi ordenado no dia, 04 de abril de 1971,  veio como missionário para o Brasil no ano de 1972. Trabalhou como vigário na Paróquia de Santa Cecília (Resende – RJ), vigário e pároco na Paróquia São José (Itatiaia-RJ), pároco na paróquia Nossa Senhora da Paz (São Paulo – SP), pároco na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres (São Paulo – SP). Foi superior da região sul americana durante dois mandatos, período em que concluiu a construção do Seminário em Curitiba, foi também mestre de noviços em Resende – RJ e se dedicou a tradução dos escritos dos fundadores. Fundou o abrigo para crianças abandonadas, na cidade de São Paulo.

error: Conteúdo protegido !